Os povos indígenas estão sendo diretamente afetados por outra pandemia, desta vez a Covid-19, que, além da grave crise sanitária para setores da população, especialmente da população indígena, é ainda mais agravada pelas consequências econômicas. Na Região Sul, as rendas destes povos sobrevém principalmente da venda de artesanatos e do trabalho em frigoríficos, atividades hoje entre as de mais alto risco. Com isso a situação entre as comunidades indígenas corre o risco de se agravar ainda mais.
Preocupada com esse cenário, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se soma à campanha da Frente Indígena e Indigenista de Prevenção e Combate do Coronavírus (Covid-19) em Terras Indígenas da Região Sul do Brasil.
A Assessoria (Adafi), em consonância com o Gabinete da Reitoria, estimulam os servidores da Unipampa a voluntariamente fazer doações à frente, por meio do link https://doacaolegal.com.br/c/frente-indigena-de-prevencao-e-combate-ao-c…
A “Frente Indígena de Combate e Prevenção ao Covid-19” é um Coletivo de lideranças indígenas e indigenistas da região Sul do país, preocupados com a situação de vulnerabilidade social e segurança alimentar dos Povos Indígenas Guarani, Kaingang, Laklãnõ Xokleng, Xetá e Charrua.
Jornada Universitária
Entre os grupos que se somam à causa indígena, o curso de Licenciatura em Educação do Campo convida para a Jornada Universitária pela Reforma Agrária e por Direitos ao Território, a ser realizado em conjunto com a UFFS e com a Furg, como uma ação do Projeto de Extensão: II Encontro Internacional dos Povos do Campo da Unipampa, o qual contará com a presença de Fernanda Kaingang a falar sobre a situação dos povos indígenas na atualidade. O evento pode ser acompanhado pelo link: https://meet.google.com/yme-sbiu-ced, conforme programação abaixo:
Dia 24/06, às 19 horas
Lutas em Defesa do Território e dos Direitos: Movimentos Sociais e as Tarefas da Conjuntura Atual
– Fernanda Kaingáng do Instituto Kaingáng (INKA) e da Frente Indígena e Indigenista de Prevenção e Combate ao Coronavírus Região Sul
– Frei Sérgio Antônio Görgen do Movimento de Pequenos Agricultores – MPA
– Fábio Luiz Zeneratti professor da UFFS
Dia 26/06, às 19 horas
Agroecologia, Mulheres, Solidariedade e Circuitos de Acesso aos Alimentos
– Givânia Silva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ
– Priscila Facina Monnerat do Coletivo Paranaense das Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST
– Patrícia Lovatto professora da FURG
– Liria Ângela Andrioli professora da UFFS
ATIVIDADES CULTURAIS
DIA 24/06 – Marlon Borges Pestana – Professor da FURG
Dia 26/06 – Bruna Richter Eichler – Agricultora Familiar, Monitora da Escola Família Agrícola Santa Cruz do Sul
Com informações de José Guilherme Franco Gonzaga e Cintia Saydelles da Rosa