Inscrições devem ser feitas até o dia 16 de novembro
AFaculdade de Economia (FE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza este mês, o XV ENECOMAT – Encontro sobre Economia Mato-grossense. Com o objetivo de criar um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica, membros do governo, da sociedade, do setor privado e profissionais da área de economia e afins, esse ano o evento, que acontece pela primeira vez de forma totalmente online, acontece entre 16 e 19 de novembro.
A programação do evento, que reúne professores e pesquisadores de várias regiões do país, conta com a realização de Palestras, Minicursos e Apresentações de Trabalhos. Entre as atividades, o minicurso “Análise de redes bibliométricas com o R”, que será ministrada no dia 11 de novembro, às 14h, pelo professor da FE, Roney Fraga Souza, irá apresentar um fluxo de trabalho consistente que permite: importar, processar, e visualizar redes bibliográficas.Além desta ação, o ENECOMAT abordará durante os quatro dias de eventos temas como orçamento doméstico e finanças pessoais, a atuação do economista na auditoria e perícia econômica, subfinanciamento e desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), agronegócio, agropecuária na Amazônia brasileira entre outros.
Para Carla Cristina Rosa de Almeida, professora da FE e organizadora do ENECOMAT, o evento representa a possibilidade de interação entre a sociedade, a Universidade e a sociedade mato-grossense. “Neste ano, a programação conta com temas emergentes do cenário nacional e palestrantes especialistas nos temas abordados, mediados por professores economistas do Estado, que aproximam esses temas da realidade estadual. Serão tratados temas com problemáticas macroeconômicas, como o financiamento a saúde e as políticas anticíclicas e o mercado financeiros à temas do agronegócio e a Amazônia”, comenta.
Ainda de acordo com a docente, a iniciativa da FE de promover espaços como esse, possibilita o fomento da produção de conhecimento acadêmico e científico. “O evento tem se tornado uma referências para os estudiosos para economistas e estudiosos da economia de Mato Grosso”, afirma Almeida.
Todas as atividades da programação do XV ENECOMAT serão transmitidas a partir de salas virtuais. As informações sobre como participar serão enviadas por e-mail diretamente para os inscritos.
Para os interessados a inscrição deve ser feita a partir do link. A certificação será realizada a mediante a frequência de no mínimo 60% nas atividades .