Em reunião realizada na última terça feira (10), os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), decidiram pela retomada do período letivo (PL) 2020.1, interrompido em função da pandemia do coronavírus. O retorno das atividades do semestre está previsto para ocorrer em 18 de janeiro de 2021, com a oferta de componentes curriculares para a graduação em dois formatos de ensino: o híbrido (intercalando atividades remotas e presenciais) ou o totalmente não presencial.
“A opção pelo ensino híbrido visa equilíbrio entre os diferentes fatores que determinam nossas ações nesse momento. Assim, iremos oportunizar a participação daqueles que estão nos grupos de risco e também atender a demanda por atividades eminentemente práticas e que exijam o modelo presencial de ensino como as aulas de campo e laboratórios. A própria abertura dos laboratórios de informática irá permitir que estudantes sem equipamentos adequados possam acessar os conteúdos das aulas. Claro que não é a situação ideal, mas dentro desse conceito do “novo normal” essa é a opção viável para o momento e que foi amplamente debatida pela comunidade acadêmica”, diz o reitor da Ufra, professor Marcel Botelho.
O Calendário Acadêmico referente ao período letivo 2020.1 será ajustado a partir do dia 19 de março de 2020, permitindo a continuidade da oferta de componentes curriculares dentro das 13 semanas do calendário acadêmico ajustado. A continuidade dos componentes curriculares do período letivo 2020.1 deverá ocorrer de modo que o conteúdo teórico seja ofertado exclusivamente, no formato não presencial, enquanto o conteúdo prático das disciplinas, que possam necessitar de qualquer dependência física do campus, poderá ser ofertado em modo presencial, obedecendo o Protocolo de Biossegurança da UFRA. As aulas práticas vão ser repensadas e replanejadas de modo a minimizar a exposição de docentes, discentes e técnicos e tomando como base as medidas sanitárias previstas.
“Para a retomada nós consideramos os prejuízos que os alunos já tiveram com a pandemia. Quando nós pensamos no calendário nós trabalhamos juntos com o formato de ensino que seria proposto e inicialmente partimos para o híbrido, já que a maior parte dos nossos cursos tem carga horária prática, onde há necessidade do alunos estar presente em determinado local, por exemplo, laboratório e aulas de campo. Essas atividades não poderiam ficar de fora, senão retornaríamos ao período totalmente remoto. Com a experiência do PLS e para não haver mais prejuízo ao aluno, nós fizemos a proposta do ensino híbrido e consultando os demais membros da comunidade acadêmica, mantivemos também o formato totalmente remoto”, diz a pró-reitora de ensino, professora Ruth Falesi.
As unidades acadêmicas regulamentarão o uso dos laboratórios didáticos, salas de aula, ou qualquer área de dependência do instituto/campus, para realização das atividades prático-experimentais, mediante agendamento e critérios de segurança. Alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados quando da retomada das aulas do período letivo 2020.1 e que encontram-se classificados como prioritários no cadastro único da UFRA, para o atendimento de assistência estudantil, será concedido plano de dados móveis para o acompanhamento de atividades acadêmicas em formato remoto por meio do programa de pacote de dados MEC/RNP.
“Antes da aprovação da retomada, a Proaes fez a adesão ao projeto ‘Alunos Conectados’, do Ministério da Educação e todos os estudantes apoiados pela assistência estudantil e que passaram pela análise sócio-econômica estão recebendo um chip com 20gb de dados móveis, renováveis a cada mês. O Mec inicialmente está fazendo esse programa por seis meses e com isso podemos apoiar o acesso a esses estudantes, para que possam acompanhar as aulas de forma assíncrona e síncrona. E no caso dos estudantes PCd, a Proaes e o Acessar, estão trabalhando junto a esses estudantes, na garantia de materiais e apoio pedagógico, conforme as necessidades dos estudantes”, disse a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Íris Lettiere.
Os discentes dos grupos de risco, ou seja, aqueles com sessenta anos ou mais; imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves (cardiopatias, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, doenças renais); com filhos em idade escolar; discentes gestantes ou lactantes; e/ou discentes responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19, desde que haja coabitação, deverão informar e apresentar documentos comprobatórios à coordenadoria do curso para as providências cabíveis.
O Consepe é formado por membros da administração superior da Ufra, diretores de campi, coordenadores de curso, técnicos administrativos e discentes.
Acesse a resolução completa e o calendário ajustado no link: https://novo.ufra.edu.br/images/Conselhos_Superiores/CONSEPE/resoluo_588_de_10_de_novembro_2020.pdf