Foi constatado aumento de 44,26% no número de casos entre as duas últimas semanas
Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 16, pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), há motivos para a Paraíba ficar ainda mais atenta no combate à pandemia de Coronavírus. É que foi constatado um aumento no número de casos no Estado de 44,26% entre as duas últimas semanas, algo que não ocorria nessa proporção desde junho. O estudo analisa os números da Covid-19 para poder estimar os valores de novos casos e óbitos para a semana seguinte.
“Não podemos ainda cravar que haverá, de fato, uma segunda onda da pandemia no Estado, mas os números são preocupantes e devem nos alertar. A curva que a Paraíba apresentou nos contágios está muito semelhante àquela apresentada em alguns países da Europa, pouco antes de explodir a segunda onda da doença”, alertou o professor.
Até o próximo sábado, dia 21, estima-se que a Paraíba alcançará os 142.601 casos de Covid-19, registrando 3.239 mortes. Em Campina, a previsão é de que o número de casos chegue aos 14.092, com 417 óbitos.
O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).
Acesse aqui o Relatório na íntegra.