As ações de divulgação de pesquisas realizadas por professores da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, e de outras instituições tem sido ampliadas ao longo de 2021 através das atividades mantidas pelo MíDI, Grupo de Pesquisas em Mídias Digitais. Desde o início de sua atuação, há menos de um ano, o grupo liderado pelo professor do curso de Jornalismo da UNIR Allysson Martins já publicou mais de quatro dezenas de vídeos, além de outros conteúdos voltados para a divulgação científica. “O objetivo é chegar, principalmente, nos estudantes secundaristas. A intenção é mostrar que tudo em nosso cotidiano pode ser estudado, desde a nossa alimentação e o que utilizamos para prepará-la até as séries que assistimos e as redes sociais que utilizamos”, explica o professor.
O MíDI mantém dois programas voltados para a divulgação de produções científicas, com grande foco nas pesquisas produzidas em Rondônia e com temática na região amazônica. Um deles é o MíDIvulga traz textos e vídeos com resultados de pesquisas brasileiras publicadas em revistas e livros qualificados, e o outro é o MíDIcast, que prioriza conversas com pesquisadores de destaque em suas áreas. Todos os conteúdos estão disponíveis no site do grupo: www.midi.unir.br, além dos perfis no Instagram e no YouTube.
As produções de divulgação científica são realizadas pelos membros do grupo de pesquisa, a maior parte deles alunos do curso de Jornalismo bolsistas de programas de iniciação científica e de iniciação tecnológica da UNIR. Também tomaram parte da produção estagiários do curso de Jornalismo e profissionais ligados do MíDI. Como explica o líder grupo, Allysson Martins, o objetivo é fazer o “conhecimento produzido nas universidades precisa chegar a mais pessoas. Por isso, tentamos produzir vídeos com uma dinâmica de rede social, e traduzindo os resultados das pesquisas já publicadas e revisadas por outros cientistas”.
Foco em projetos locais –Uma das orientações mais presentes nas ações do MíDI para divulgação científica tem sido a de produzir conteúdos sobre pesquisas realizadas no Estado e aquelas sobre a Amazônia, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Os pesquisadores interessados em ter seus projetos e resultados de pesquisas divulgados, podem entrar em contato com o grupo, através do e-mail midi@unir.br.