O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes e a equipe da Universidade Aberta do SUS-UFPI debateram na última terça-feira (22), via reunião virtual, um conjunto de ações para compor o Termo de Cooperação para Planejamento de Estratégia para redução dos índices de mortalidade materna no Piauí.
O termo de Cooperação tem o objetivo de melhorar e ampliar o acesso das mulheres ao pré-natal, capacitar profissionais de saúde, bem como realizar o monitoramento e constante avaliação dos índices de mortalidade materna.
Representantes da Secretária do Estado de Saúde do Piauí, Departamentos de Ações Programáticas e Estratégicas, Organização Panamericana de Saúde e Conselho Municipal De Secretários de Saúde do Piauí avaliaram e propuseram medidas para diminuir as taxas de mortalidade das mães.
Participaram da reunião o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; Pró Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales; a Coordenadora Adjunta do Núcleo de estudos pesquisa e extensão em educação permanente para o SUS (NUEPES), Profa Lis Cardoso Marinho Medeiros; a Diretora dos Hospitais da SESAPI, Joselma Maria Oliveira Rodrigues; o Superintendente Hospitalar SESAPI, Jeferson Clack Campelo; Deputado Estadual do Piauí, Francisco de Assis Oliveira Costa; a Coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Auzeni de Moura Fé; representando o Conselho Municipal de Secretários de Saúde do Piauí, Socorro Moura; representantes do Departamentos de Ações Programáticas e Estratégicas (COSMU/DAPES) Dra Liliane Cristina Rodrigues Augusto e Dra Maria Gerlivia de Melo Maia Angelim.
Durante a reunião, o reitor da UFPI cumprimentou a todos e relatou a importância do Termo de Cooperação para o estado e a disponibilização da UFPI em apoiar toda iniciativa em prol da população.
A Coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Auzeni de Moura Fé demostrou grande interesse nas ações que possam contribuir com a redução da mortalidade enfatizando o aumento significativo principalmente pela Covid-19.
O Deputado Estadual do Piauí, Francisco de Assis Oliveira Costa enfatizou o apoio do legislativo apresentando a importância da vacinação das gestantes. “Na condição de parlamentar, estou à disposição para propor medidas necessárias dentro do legislativo para fortalecer as políticas públicas de saúde no nosso estado”.
O Superintendente Hospitalar SESAPI, Jeferson Clack Campel falou que o projeto do Termo de Cooperação é muito importante para o estado do Piauí e que todos podem contar com o apoio governamental para a implementação das ações.
Dando prosseguimento à reunião, a coordenadora Adjunta do NUEPES-UFPI, Profa. Lis Marinho apresentou pontos de intervenção para que as instituições avaliassem e apontassem como de necessidade local.