Projeto de extensão “Doenças Metabólicas” propõe informar comunidade ouro-pretana
O projeto “Doenças Metabólicas” é realizado por estudantes do curso de Farmácia da UFOP, visando informar e compartilhar com a população conhecimentos sobre diabetes e hipercolesterolemia — elevação patológica da taxa de colesterol no sangue —, além de verificar a incidência dessas doenças em Ouro Preto (MG). O projeto tem a orientação da professora Daiane Engel.]
Por meio da análise dos dados armazenados nos arquivos do Laboratório de Análises Clínicas (Lapac) nos anos de 2019 e 2020, os estudos buscam caracterizar a incidência de diabetes e hipercolesterolemia na população de Ouro Preto. Em um segundo momento, buscam detectar distúrbios cognitivos e psiquiátricos em pacientes-controle e em pessoas com idade entre 30 e 60 anos que se enquadram no diagnóstico dessas doenças.
Paralelamente a esse trabalho, o projeto oferece atividades educativas sobre prevenção, identificação de fatores de risco, diagnóstico, monitoramento e complicações das doenças, tanto no âmbito cardiovascular quanto nos aspectos relacionados ao sistema nervoso central. As atividades voltadas para a população em geral incluem ações presenciais, quando possível, e em mídias sociais.
A professora Daiane destaca a importância do projeto, pois “as doenças cardiovasculares, que têm dentre suas causas as complicações da diabetes e da hipercolesterolemia, há muitos anos consecutivos são a principal causa de mortalidade no Brasil”, e acrescenta que, por isso, “a demanda por mais intervenções informativas e educativas sobre as doenças é notória”.
Para acompanhar e saber mais sobre o projeto, acesse o perfil no Instagram do Doenças Metabólicas.