UFABC – Ferramenta de apoio à alfabetização auxilia escolas públicas

Iniciativa conjunta de diversas instituições, incluindo a UFABC, tem impactado a rotina de aprendizagem de diversas crianças da região.

Fruto de uma uma parceria entre a Enactus da Universidade Federal do ABC, entidade estudantil que atua na área de empreendedorismo social, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal Santo André (PMSA), o projeto denominado Alfatech foi desenvolvido visando aprimorar o processo de alfabetização infantil em escolas públicas municipais de Santo André.

A ação teve início em 2017, com a aplicação do currículo informatizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), desenvolvido por pesquisadores do INCT-ECCE, mediante uso da plataforma GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador). Este currículo tem caráter suplementar, isto é, deve se somar ao trabalho do professor em sala, mas não o substitui. Trata-se de uma plataforma de ensino individualizado, que proporciona um método alternativo aos alunos, mais interativo e lúdico do que o tradicional.

Premiado duas vezes em concurso nacional, o projeto foi um dos quatro selecionados pelo Edital Ford C3: College Community Challenge (Construindo comunidades sustentáveis), premiados, nos anos de 2017 e 2018, com um investimento de 5 mil dólares cada. Além do apoio financeiro, destinado ao desenvolvimento da solução, os alunos da Enactus UFABC receberam mentoria da Enactus Brasil. O Edital foi resultado da Parceria Enactus & Ford Motor Company Fund, e desafiou os participantes a empreenderem soluções inovadoras, criativas e únicas para necessidades específicas e urgentes em comunidades locais.

Até o início de 2020, o Alfatech atuava em oito escolas da rede municipal de Santo André com uma ferramenta de ensino de habilidades de leitura e escrita a crianças e adolescentes, com idades variando de 7 a 15 anos, com histórico de baixo desempenho escolar.

Em razão da pandemia, com a interrupção temporária de atividades acadêmicas presenciais, o projeto Alfatech, por meio da parceria com a Prefeitura de Santo André, integra um programa de qualificação da educação municipal, onde oferece formação online para professores de alfabetização e para alfabetização matemática. O projeto tem previsão de ser retomado a partir de agosto de 2021, caso haja a retomada parcial das atividades presencias nas escolas participantes de Santo André.

A UFABC também já produziu um vídeo sobre essa ação há alguns anos, ele pode ser visto abaixo:

Para mais informações sobre a ferramenta ALEPP – Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos, acesse o site do instituto INCT-ECCE.

Há ainda, um relatório dos resultados do estudo, obtidos recentemente:

Aplicação do currículo ALEPP em Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Santo André-SP (2019)

Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times em mais de 90 universidades. Mais informações no site da Enactus Brasil. Conheça também o site da Enactus UFABC.