Professores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), integram o grupo de autores que desenvolveram o e-book Planejamento e Primeiros Resultados dos Projetos Institucionais de Modernização da Graduação em Engenharia (2019/2020), publicado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
O e-book contém um capítulo sobre o Projeto institucional de modernização do curso de Engenharia Eletrônica da UNIFEI, que, além de ter como autor principal o professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, contou com a participação dos docentes Danilo Henrique Spadoti, Egon Luiz Müller Junior, Giscard Francimeire Cintra Veloso, Luis Henrique de Carvalho Ferreira, Luiz Lenarth Gabriel Vermaas e Rondineli Rodrigues Pereira.
Essa iniciativa da ABENGE faz parte do Programa Brasil – Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG – EUA), que foi lançado em 2018 com o objetivo de impulsionar a modernização do ensino superior brasileiro, de forma alinhada com reformas educacionais inovadoras promovidas em outros países. O programa é desenvolvido a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Comissão Fulbright do Brasil, a Embaixada dos Estados Unidos e o Conselho Nacional de Educação (CNE).
O livro é composto por oito Projetos Institucionais de Modernização (PIM) que foram contemplados pelo programa. Os capítulos apresentam o planejamento e os primeiros resultados desses projetos. Além da UNIFEI, outras instituições de ensino foram convidadas para atuarem no desenvolvimento do livro, sendo elas a USP, UFRGS, UFRJ, UFSCAR, UNISINOS, SENAI-CIMATEC e PUC-PR. O e-book foi lançado exclusivamente de maneira digital e pode ser acessado de forma gratuita pela página da ABENGE na internet ou aqui.
PIM da Engenharia Eletrônica da UNIFEI
O segundo capítulo de e-book da ABENGE, intitulado Projeto Institucional de Modernização (PIM) da Engenharia Eletrônica da UNIFEI, aborda a experiência e os primeiros resultados do PIM do curso de Engenharia Eletrônica da UNIFEI no contexto do projeto de modernização dos cursos de graduação financiados pela CAPES e Comissão Fulbright.
No livro os professores autores descrevem a metodologia utilizada para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Eletrônica, com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), no Plano Nacional de Educação (PNE) e na necessidade de adequação do curso às novas realidades de ensino e aprendizagem de Engenharia.
O convite para a participação dos professores do IESTI da UNIFEI como autores no livro foi feito pelo professor Vanderli Fava de Oliveira, presidente da ABENGE, em junho de 2020. Em seguida, os docentes começaram o processo de redação, que durou seis meses.1