UFU realiza XXIII Semana da Amamentação

Ações de apoio e incentivo são realizadas durante todo o ano no HC-UFU.

“Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Este é o tema da Semana da Amamentação que acontece, anualmente, em mais de 120 países, no mês de agosto. A proposta é informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação, apoiá-la como uma responsabilidade vital de saúde pública, bem como potencializar ações de proteção ao aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

Em Uberlândia, o evento está na 23º edição e é promovido pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) com o apoio da secretaria Municipal de Saúde. Devido a pandemia, a programação será online com uma videoconferência, no próximo dia 05, às 19h, e não haverá ações presenciais no hospital.

Na videoconferência a presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Albertina Santiago Rego, vai abordar a “Importância do aleitamento materno para a qualidade do cuidado neonatal”. O evento é aberto a toda comunidade e pode ser acessado aqui.

Apoio e incentivo

O HC-UFU desenvolve durante todo o ano ações para incentivar e apoiar o aleitamento materno. Possui um Banco de Leite Humano, certificado na categoria ouro de qualidade pelo Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que oferece às mães de Uberlândia e região diversos atendimentos como consulta de amamentação, onde o bebê é avaliado por uma pediatra e as mães recebem orientações sobre aleitamento materno.

Outro serviço é o Disque Amamentação, exclusivo para esclarecer dúvidas e divulgar informações. É um projeto de extensão desenvolvido por alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e Psicologia da UFU. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30, pelo telefone 3218-2666.

Credenciado como Hospital Amigo da Criança – uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF em 1991 – o HC-UFU segue os 10 passos propostos pela iniciativa que tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno também no âmbito hospitalar. Para isso, dispõe de uma Unidade de Cuidados Convencionais Canguru onde a mãe permanece junto ao bebê prematuro antes da alta para estímulo ao aleitamento materno.