UnB realiza XI Ciclo de Debates sobre inteligência artificial e desigualdades em saúde

Entre agosto e novembro, pesquisadores nacionais e internacionais debaterão os desafios e as preocupações em torno da aplicação da inteligência artificial na saúde no XI Ciclo de debates: inteligência artificial e desigualdades em saúde.

Inteligência artificial (IA) e outros termos relacionados, como sistemas de decisão algorítmica ou saúde/medicina digital, se referem a formas de tomada de decisões mediante processamento de dados em máquinas, aparentemente sem influência direta de pessoas. Tais inovações representam enorme potencial para ampliar benefícios à saúde individual e coletiva, ao favorecer a expansão do acesso e da qualidade desses bens e serviços; podem, inclusive, auxiliar no alcance das metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Contudo, as vantagens auferidas tendem a privilegiar os que podem pagar, além de representar riscos maiores para os pobres. O propósito deste ciclo de seminários é discutir como a inteligência artificial no campo da saúde pode escapar dessa tendência e ajudar a construir um mundo mais justo e humano.

Confira a programação:

18 de agosto, 14h – Inteligência artificial e atenção à saúde;

23 de setembro, 14h – Inteligência artificial e saúde para todos;

21 de outubro, 9h – Inteligência artificial e indústria farmacêutica;

18 de novembro, 14h– Regulação em saúde na era da big data.

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado da Fiocruz Brasília. Os debates serão transmitidos no canal do YouTube do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis).

Acesse outras informações em bioeticaediplomacia.org