Conferência encerra ciclo de comemorações do centenário da Universidade e debate desafios para o Brasil. Evento será on-line e acontecerá de 8 a 10/9
Depois de comemorar seu primeiro centenário, em setembro de 2020, a UFRJ encerrará o ciclo de comemorações com um evento on-line que fará um balanço das conquistas e, mais que isso, atentará para o que a Universidade pode e precisa desenvolver no próximo século. É o UFRJ+100: Desafios para o Brasil.
Nos dias 8, 9 e 10/9, pesquisadores da UFRJ e convidados de outras instituições do país e do exterior se reunirão para debater assuntos tão diversos quanto o Brasil. Veja programação completa.
“Há muito o que fazer pelo nosso país. Nós precisamos, definitivamente, nos desenvolver como nação independente, entretanto, mais do que isso, como nação soberana, que discute todos os aspectos que possam levar o Brasil a ser uma nação autônoma e verdadeiramente independente”, destaca a reitora da Universidade, Denise Pires de Carvalho.
O UFRJ+100 é gratuito e aberto a toda a sociedade, com transmissão ao vivo pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube. Não há necessidade de inscrição, exceto para aqueles que quiserem certificado – nesse caso, é preciso cadastrar-se no site do evento, também gratuitamente.
Ao todo, serão 18 mesas, que abordarão desde a crise climática e a segurança pública até a ampliação da desigualdade causada pela pandemia de COVID-19 e os desafios do trabalho no século 21. A primeira mesa terá a participação de José Murilo de Carvalho, historiador e “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL), que, com outros especialistas, revisitará o processo de Independência do Brasil, abrindo as comemorações dos 200 anos desse marco nacional, em 2022.
Em primeira mão, o evento exibirá, ainda, um curta-metragem sobre as pesquisas produzidas pela Universidade em diversas áreas do conhecimento, destacando o impacto da ciência desenvolvida na UFRJ sobre o país e o mundo. A produção audiovisual mostrará que, além da excelência na formação superior, como primeira universidade do Brasil, a UFRJ sempre assumiu a liderança no apoio ao desenvolvimento social, cultural, econômico e científico, apostando na inovação e na internacionalização.
O evento lançará também o projeto Visualiza UFRJ, ferramenta virtual que permite acessar de forma interativa diversos dados sobre a instituição, como mudanças no perfil dos estudantes ao longo do tempo, estatísticas sobre servidores, pesquisas produzidas e cursos de graduação e pós-graduação.