III Congresso UFABC debate o passado, presente e futuro da Universidade em comemoração de seus 15 anos.
A edição de 2021 do Congresso da UFABC será entre os dias 13 e 24 de setembro, mês que marca o décimo quinto aniversário da Universidade. Em sua terceira edição, o evento deste ano apresenta-se como um dos principais momentos do calendário de comemoração dos 15 anos da Universidade Federal do ABC.
O III Congresso da UFABC traz como mote #ConstruindoTrajetóriasTransformadoras e, como não poderia deixar de ser, as atividades do evento abordarão a trajetória de transformação social da Universidade ao longo de seus 15 anos de existência sob diversas e transversais perspectivas. O congresso tratará, também, das conjunturas atuais e proporá discussões sobre as expectativas e possibilidades vindouras para os próximos anos da instituição nos âmbitos regionais, nacionais e internacionais.
A programação do III Congresso da UFABC foi elaborada coletivamente e incorpora debates nos mais variados saberes. O evento contará com a participação de pessoas convidadas internas e externas de altíssimo nível, que abordarão temáticas que englobam ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação, internacionalização, inclusão e representatividade.
Durante o III Congresso serão realizadas solenidades que agraciarão membros da comunidade externa com homenagens e entrega de título honorífico, além da Aula Magna, que marca o início do período letivo de ingressantes de 2021. Ao longo das duas semanas, o público também contará com atrações culturais na programação do evento.
Assim como em 2020, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, essa edição do evento também será totalmente virtual.
O III Congresso reflete o posicionamento e a responsabilidade da Universidade de, mesmo diante de um cenário adverso, jamais se furtar, a cada dia, de propor caminhos rumados à transformação social, à valorização da ciência e à defesa da vida e da coletividade.
#ConstruindoTrajetóriasTransformadoras significa:
Refletir sobre o passado;
Debater, marcar posição, problematizar e mudar a realidade no presente;
Esperançar e traçar rotas de um futuro cada vez mais promissor, inclusivo e de excelência.