UFMT – Prontuário Afetivo valoriza relação entre médico e paciente

Ação busca humanizar atividades do cotidiano hospitalar

A Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE), em parceria com a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciaram recentemente o Projeto de Extensão ‘Prontuário Afetivo’. A ação vem realizando o preenchimento de prontuários fornecidos pela Clínica Médica do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) de forma personalizada, com os pacientes internados na enfermaria.

“O intuito principal do preenchimento dos prontuários consiste em promover uma humanização do atendimento ao paciente internado no HUJM, além de melhorar a relação médico-paciente, aproximar a equipe de saúde e o paciente e propiciar um cuidado amplo em saúde, cuidando não apenas do físico, mas também da esfera emocional e espiritual do paciente”, explica a presidente da LIASE e vice-presidente da LAGGE, Bárbara Moraes Machado.

O “Prontuário Afetivo” é uma maneira simples de acolher os pacientes por meio de um atendimento mais humanizado, como chamá-los pelo apelido ou colocar uma música que estimule as áreas do cérebro e resgata memórias positivas. Além de oferecer um acolhimento para os próprios familiares que ficam como acompanhantes quando possível.

“Essa iniciativa de prontuários personalizados foi criada por uma médica do Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HUB-UnB/Ebserh/MEC), com o intuito de transformar alguns dos ambientes hospitalares focados em Covid-19 para que os pacientes fossem lembrados, pelos médicos, das coisas que costumam lhes deixar felizes, recebendo um tratamento mais humanizado, conversando com familiares dos pacientes e listando suas referências e gostos”, contextualiza Bárbara Moraes Machado.

“Pequenas atitudes como essa, proporcionam um momento de interação único entre médico e paciente durante o preenchimento, e em cada visita, de modo a sempre relembrar que o paciente é um indivíduo com gostos e amores, e não apenas um histórico de doenças, exames e medicamentos em prescrição. Além de proporcionar ao paciente um cuidado além do físico, mas também mental e espiritual, estendendo a linha de cuidado durante a internação”, finaliza a presidente.

Para conhecer mais sobre essa e outras atividades que as LIASE e LAGGE desenvolvem, acesse as redes sociais: @liaseufmt e @lagge.ufmt.