A Universidade Federal de São João del-Rei vai receber cerca de R$ 55 milhões do governo de Minas. O anúncio foi feito nesta segunda, 4, em Belo Horizonte, pelo secretário de governo, Igor Mascarenhas Eto, ao reitor Marcelo Andrade, e à vice-reitora, Rosy Maciel Ribeiro. Na reunião para a liberação dos recursos, estiveram presentes o deputado federal Marcelo Aro (PP) e o deputado estadual Zé Guilherme (PRP) que, juntamente com o deputado federal Frederico Escaleira (Patriota), fizeram gestões junto ao governo de Minas para que o dinheiro fosse liberado.
Os recursos são direcionados a projetos elaborados por diversos setores da UFSJ, administrativos e acadêmicos, em julho deste ano. A seleção dos projetos foi feita pelo governo de Minas e a relação dos contemplados será divulgada nas próximas semanas. Ao todo, a UFSJ enviou para análise do governo de Minas 174 projetos. Os recursos liberados hoje dizem respeito às propostas contempladas numa primeira fase. Entretanto, esse valor pode ser maior, uma vez que outros projetos continuam em análise.
O reitor Marcelo Andrade disse que foi uma ótima notícia para a UFSJ, já que muitas obras e projetos poderão ser realizados com esses recursos. “Desde que assumimos a gestão, em maio de 2020, temos enfrentado desafios diários. Além da pandemia, nosso orçamento neste ano foi reduzido em R$ 10 milhões em relação ao de 2020. Todos sabem que estamos administrando muita dificuldade e esses recursos chegam para ajudar em diversos setores. A UFSJ agradece a todos que se empenharam na elaboração dos projetos e também àqueles que têm lutado cotidianamente conosco em busca de uma Universidade cada vez melhor”, acentuou.
O calendário de liberação dos recursos será detalhado nas próximas semanas. A vice-reitora, Rosy Maciel Ribeiro, que coordenou junto aos setores o envio dos projetos, vai administrar essa próxima fase junto ao governo de Minas. “Em julho, trabalhamos dia e noite para elaborarmos os projetos e coordenarmos todo o envio, analisando cada detalhe. Estamos felizes com a conquista e certos de que nossa gestão tem tido o retorno de um trabalho sério, bem-feito e comprometido com a missão pública que nos norteia”, finalizou.
O deputado estadual Zé Guilherme fez questão de ressaltar que o esforço para a liberação dos recursos para a UFSJ foi um movimento suprapartidário e conjunto. “Trata-se de um reconhecimento ao imenso valor que a Universidade Federal de São João del-Rei tem para a nossa comunidade. Um centro de excelência sempre pronto a responder aos anseios da sociedade e a contribuir para o desenvolvimento de Minas e do Brasil”, ressaltou.