UFRJ – Pandemia impõe exigência de valorização da escola pública

Educação de qualidade deve ser compromisso da sociedade e do Estado, mostra novo episódio do webdocumentário Portão da Escola

São Paulo – Crianças do ensino fundamental chegam para as aulas presenciais na Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, no Parque Casa de Pedra, zona norte da capital.

Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15/10, UFRJ disponibiliza o segundo episódio do webdocumentário Portão da Escola.

Os novos depoimentos trazem uma conclusão consensual: a pandemia evidenciou a necessidade de comprometer o conjunto da sociedade e o poder público com o processo educacional.

Intitulado Resistência e Novos Diálogos, o segundo episódio também aborda a importância da intersetorialidade, ou seja, da articulação de diversos saberes como estratégia de política pública na área da educação.

No primeiro episódio, professoras e professores relataram os obstáculos que enfrentaram com a mudança da rotina escolar imposta pela pandemia.

O projeto é uma iniciativa do Complexo de Formação de Professores (CFP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o GT Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ.

Assista ao novo episódio: