São 22 programas de pós-graduação com cursos gratuitos e que contemplam todas as áreas do conhecimento
Estão abertas as inscrições para os interessados em cursar mestrado ou doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no ano de 2022. No total, a universidade oferece 457 vagas em cursos de pós-graduação, sendo 354 vagas nos mestrados (em 22 cursos) e 103 vagas nos doutorados (em nove cursos). Dos 27 programas de pós-graduação da UFGD, 22 programas estão selecionando novos acadêmicos e todos os cursos são gratuitos.
O profundo conhecimento acadêmico a ser adquirido, o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade para novos desafios tecnológicos e sociais que surgem no cotidiano do ambiente de trabalho são alguns dos benefícios que fazer uma pós-graduação stricto sensu traz para a carreira, de acordo com o coordenador de Pós-graduação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da UFGD, Willyam Róger Padilha Barros.
“Cursar uma pós-graduação promove a imersão no universo inovador da carreira de atuação, onde serão compartilhados diferentes aprendizados que possibilitarão novas descobertas, permitirão diferentes visões da ciência e promoverão o aprofundamento de ideias. É importante mencionar também que, por estar sempre mais exigente, o mercado de trabalho busca cada vez mais indivíduos com titulação em uma pós-graduação. Por isso, é preciso ir além, fazer o diferencial na carreira e promover o desenvolvimento científico e social”, afirmou o coordenador.
INSCRIÇÕES
Todos os programas estão realizando as inscrições pela internet, com o envio virtual da documentação listada no edital de cada programa. Dos 22 programas, somente três estão cobrando taxa de inscrição, que varia de R$ 30 a R$ 120, porém é possível solicitar isenção para candidatos de famílias com baixa renda.
A abertura das inscrições ocorreu simultaneamente em 15 de outubro, no entanto a duração é diferente para cada curso. Enquanto uns encerrarão as inscrições em 5 de novembro, outros somente em 31 de janeiro de 2022.
Os procedimentos para seleção podem envolver carta de apresentação do candidato, entrevista sobre o projeto de pesquisa, prova de conhecimentos, análise do currículo lattes (produção científica) e exame de suficiência em língua estrangeira. Por conta da pandemia de covid-19, todas as etapas acontecerão de forma remota, utilizando plataformas como o Google Meet e o Moodle.
Seja qual for o programa de pós-graduação, os candidatos poderão, no ato de inscrição, fazer a opção por concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme a Resolução nº 176 de 20 de julho de 2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFGD que trata sobre a Política de Ações Afirmativas para Pretos, Pardos, Indígenas e Pessoas com Deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFGD.
Acesse a página de cada programa de pós-graduação para conferir os editais de seleção.