Palestra foi ministrada pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela
No início de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas/Unifesp), por meio Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP), realizou o treinamento intitulado Inclusão das Pessoas com Deficiência no Trabalho – Caracterização das Deficiências. A palestra foi ministrada pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho e médica Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, que discorreu sobre os critérios de inclusão das pessoas com deficiência, o modelo de avaliação biopsicossocial e o desenvolvimento do instrumento de avaliação IF-Br (Índice de Funcionalidade Brasileiro).
Teve como público-alvo médicos(as), equipe da enfermagem, assistentes sociais e psicólogos(as) do Núcleo de Atenção à Saúde do(a) Servidor(a) (NASS); servidores(as) da Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos; do Departamento de Saúde do Trabalhador; da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas; das unidades e/ou coordenadorias vinculadas à Prae; da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão; e dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAIs) dos campi com interesse no tema. Ao todo, foram 50 participantes.
Para a pró-reitora adjunta de Gestão com Pessoas, Adriana Franco, a inclusão das pessoas com deficiência no trabalho é fundamental para a instituição, pois, além da questão de responsabilidade social, a inclusão promoverá a igualdade de oportunidades, além da capacitação da equipe acerca de um tema tão relevante à comunidade Unifesp e às áreas que atuam diretamente com acessibilidade e inclusão. “Sabemos que questões físicas, sensoriais, mentais ou até intelectuais dificultam a inserção das pessoas com deficiência no trabalho, porém temos conhecimento que, apesar das limitações, elas possuem muito potencial”, conclui.