A Universidade Federal da Bahia recebeu, na segunda-feira, 22 de novembro, a visita do embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela, que esteve em Salvador para uma série de encontros com universidades, entidades culturais, organizações do movimento negro e governos municipal e estadual. Durante o encontro, realizado no Museu de Arte Sacra, em que foi recepcionado pelo vice-reitor Paulo Miguez e pela Assessora de Assuntos Internacionais Elizabeth Ramos, o embaixador reforçou o interesse na cultura e na história afro-brasileira e a intenção de estabelecer parcerias com instituições locais visando a estreitar as relações entre o seu país e a Bahia.
Paulo Miguez apontou o propósito de estimular o intercâmbio de professores e estudantes e fomentar projetos da UFBA em colaboração com instituições de ensino da África do Sul por meio de um acordo “guarda-chuva”, que poderá contemplar as unidades de ensino em suas especificidades e as diversas áreas do conhecimento, entre as quais sociologia, música, dança, medicina, medicina veterinária e zootecnia.
“Isso é muito importante para nós”, afirmou o vice-reitor, lamentando que a história da África ainda seja pouco conhecida no Brasil. “A Universidade tem grande interesse no mundo africano. Para nós é uma oportunidade, uma honra e um grande prazer essa parceria”, afirmou, recordando algumas das suas experiências em mais de uma década em que viveu e trabalhou na cidade de Maputo, capital de Moçambique.
A assessora Elizabeth Ramos destacou os trâmites necessários para a institucionalização da parceria, antecipando a elaboração de uma minuta do termo de cooperação técnica, científica e cultural, com proposta que deverá ser encaminhada por meio embaixada para as universidades daquele país para futuras parcerias. O encontro também teve a participação de João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum, entidade anfitriã que foi responsável pela agenda do embaixador na cidade.
João Jorge lembrou das homenagens que já foram promovidas pela entidade cultural ao país africano, que foi escolhido por duas vezes como tema de carnaval, e defendeu a criação de novas parcerias que tenham continuidade para fortalecer os laços entre as duas nações, com apoio dos gestores públicos, das instituições de ensino, científicas, culturais e empresariais. A agenda do embaixador Vusi Mavimbela incluiu também encontros com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Ilê Aiyê, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), entre outras entidades.