Proposta pretende ampliar atuação da universidade
N1a segunda-feira (17), o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu o representante do Grupo Amaggi, Onofre Ribeiro e o diretor da Orquestra Sinfônica da UFMT, maestro Fabrício Carvalho, para tratar da construção de parceria entre a empresa e a Universidade através da Orquestra. Para os participantes, o resultado do primeiro encontro é que a aproximação vai se aprofundar com a elaboração de um projeto conjunto para estreitar os laços entre as instituições envolvidas.
O reitor destacou que a reunião foi a oportunidade de esboçar ideias para a construção de um projeto maior. “Foi uma reunião no sentido de discutir a disseminação de ideias com a aproximação com a cultura e a arte em que a UFMT está como protagonista neste processo buscando parcerias em diversos segmentos da sociedade do Estado de Mato Grosso”, comentou com a expectativa de a Universidade chegar a todos os lugares do Estado.
O professor Evandro Soares da Silva reforçou ainda que a construção é parceria é a chance de construção de projetos baseados na empatia e afetividade. “Queremos chegar com arte, cultura, conhecimento e desenvolvimento principalmente na sensibilidade humana e desenvolvimento social. Neste momento em que uma pandemia nos fez reclusos a gente possa por meio da arte e expressões culturais aproximar de forma mais efetiva e afetiva”, pontuou.
Representante do Grupo Amaggi, Onofre Ribeiro comentou que a reunião foi o primeiro passo para a construção da parceria com a UFMT. “A ideia é apoiar inicialmente a Orquestra em uma parceria para integrar o espírito mato-grossense que está muito regionalizado e ainda falta uma identidade estadual em um Estado poderoso como esse ainda formado por ilhas sociais, econômicas e de desigualdade”, ressaltou. Para o representante, a área de artes da UFMT conta com bastante destaque no Estado. “A área de artes da universidade tem esse perfil de ser a ferramenta para um espírito mato-grossense”, comentou.
Parceria leva a Orquestra para a sociedade
Para o maestro Fabrício Carvalho, o resultado mais importante da reunião está na oportunidade de construir um projeto que envolva a Orquestra em uma parceria com a sociedade. “Com o aval do reitor, a ideia é de tratar de um interesse do Grupo Amaggi no apoio às atividades orquestrais. Quando o grupo nos procura por meio do Onofre Ribeiro é por reconhecer na Orquestra Sinfônica um elemento único no Estado”, explicou, acrescentando que a parceria pode trazer resultados positivos.
“A universidade precisa romper os muros, ultrapassar esses cercados nos quais somos incluídos para poder levar a sua mensagem. A ideia da Orquestra é levar a mensagem da universidade como um todo, de centro de excelência do pensamento na formação humana”, finalizou o maestro, reforçando que a parceria será o caminho para levar cultura ao Estado de forma ampla.