Os laboratórios de Narrativas Visuais (LabNavi) e de Práticas Pedagógicas, ambos do Departamento de Ciências da Educação (Deced), do campus de Ariquemes, firmou uma parceria com a Associação de Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar), para envolver alunos da universidade no atendimento a estudantes do espectro autista. A iniciativa está institucionaliza através do projeto de Extensão intitulado Espaço de Pesquisa e Extensão AMAAR-UNIR: Diálogo da Educação Especial com a Universidade como fomento para Inclusão Social de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está em ação desde outubro.
A previsão é de que os atendimentos a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seja iniciado em no mês de fevereiro, mas a capacitação de acadêmicos da Pedagogia, junto com a AMAAR, para desenvolver atividades começou ainda no segundo semestre deste ano. A ideia é que os alunos de Pedagogia atuem junto aos autistas e seus familiares, e no auxílio às práticas pedagógicas desenvolvidas pelaAmaar. Além do apoio direto realizado pelos estudantes da UNIR, estas atividades levarão à produção de pesquisas, com a elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e artigos científicos sobre o tema da Educação Especial. Também está prevista a realização de um minidocumentário sobre o projeto e o trabalho desenvolvido pela Amaar e sua relação com familiares de autistas e autistas.
Em contrapartida, a Amaar e seus profissionais auxiliarão no desenvolvimento da disciplina de Educação Especial, ofertada pelo Departamento de Ciências da Educação, e na capacitação de acadêmicos para desenvolver atividades pedagógicas junto aos familiares de alunos e alunos autistas e atuarão na participação conjunta em editais para captação de recursos (pesquisa, extensão, compra de matérias e equipamentos), e exposições fotográficas sobre o tema da Educação Especial.
Ponto importante são as ações para envolver alunos autistas para desenvolver atividades no ambiente acadêmico, e de capacitá-los produzirem as exposições fotográficas, livros e vídeos, tornando a UNIR mais inclusiva, como explicaram os professores Hugo Fotopoulos e Adailde Miranda, coordenadores do projeto, que tem ainda a colaboração do professor Ederson Lauri, também da UNIR e da psicóloga e pedagoga Ana Cláudia de Andrade, diretora da Amaar.