Durante o encontro com as autoridades universitárias da Ufam, o vice-presidente reiterou o apoio à gestão do professor Sylvio Puga.
Antes de partir em missão oficial para o Chile, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe e a assessora especial da Reitoria, professora Maria Tereza Lopes, em seu gabinete, no anexo do Palácio do Planalto, em Brasília.
A agenda foi a oportunidade de submeter ao segundo nome mais importante do Executivo Brasileiro e ao Conselho da Amazônia, o qual Mourão também preside, projetos de desenvolvimento socioeconômico para o Estado.
Um dos dois projetos apresentados foi pensado para o maior fragmento florestal do Brasil, para a maior área verde urbana do Brasil, que é a área onde o campus da Ufam está assentado.
“É o Parque Verde e Socioambiental da Ufam, o qual dotaremos de toda estrutura de segurança, urbanidade e infraestrutura sustentável e onde também construiremos uma torre de observação com trilhas educativas e integradas à paisagem. Tanto nossa comunidade quanto a fauna são o foco desse projeto. De maneira triangular, trabalharemos as espécies vegetais, as espécies animais e a sustentabilidade em meio à comunidade da Ufam”, adiantou a vice-reitora.
O desdobramento desse projeto é a instalação da Feira Permanente da AgroUfam, um espaço socioeducativo pelo qual escoa a produção agrícola e orgânica de 5000 trabalhadores do primeiro setor oriundos de 20 municípios do Amazonas, tanto da área rural quanto da sede de suas cidades.
Tecendo palavras de elogio, o vice-presidente disse que as demandas apresentadas pela Ufam refletirão em um ganho social e ambiental para o Amazonas, porque demonstram a correlação entre o papel das instituições federais e a atuação dos seus cientistas e de seus estudos na região.
“O Conselho da Amazônia irá apoiar os projetos ambientais da universidade federal do Amazonas e a partir daqui daremos as providências para que sejam iniciadas suas tratativas administrativas para a plena execução”, garantiu Mourão durante a audiência, reiterando apoio à gestão do reitor da Ufam, professsor Sylvio Puga.