UFBA e Sesi desenvolvem sistema que otimiza verificação de segurança em obras

 Imagem captada pelo drone do Projeto Smart Inspecs. Foto: CIS/SESI Bahia

Para auxiliar a indústria nos desafios da construção civil, pesquisadores da Escola Politécnica da UFBA e da Gerência de Segurança de Saúde da Indústria (SSI) do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) desenvolveram um sistema multiplataforma que integra drones, dispositivos móveis e outras tecnologias.

Batizado de “Smart Inspecs”, o projeto foca na melhoria da verificação de segurança em canteiros de obras, tanto verticais (como os dos prédios) quanto horizontais (caso de grande construções térreas, por exemplo).

Em tempo real, o sistema fornece fotos e vídeos em alta resolução, além de relatórios com informações sobre as condições de segurança, ajudando a tornar mais célere a tomada de decisões para ações corretivas e preventivas.

“O projeto Smart Inspecs tem uma importante contribuição para apoiar a inspeção das condições de segurança dos canteiros de obra de forma rápida, em áreas de difícil acesso, fornecendo imagens de diferentes perspectivas e dados em tempo hábil para a melhoria da gestão da segurança das obras. Como impactos positivos, espera-se a redução de acidentes de trabalho, que provocam altos custos sociais e econômicos ao setor”, explica Dayana Costa, coordenadora do projeto e professora do Departamento de Construção e Estruturas da Politécnica. Por enquanto, o sistema é para uso das instituições participantes do projeto, mas poderá ser ofertado como serviço para outras empresas através do Sesi.

O Smart Inspecs tem apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba) e conta com a parceria de quatro empresas da indústria da construção: Concreta Incorporação e Construção Ltda, Conie Empreendimentos Ltda, Gráfico Empreendimentos Ltda e MRV Engenharia e Participações S/A.

Dayana Costa, que é engenharia civil, conta que o projeto foi pensado para uso em larga escala por construtoras. “Esta foi a justamente a motivação para participação no Edital de Inovação e do desenvolvimento conjunto com o SESI e as quatro construtoras, para que fosse possível desenvolver um sistema que atendesse às demandas de mercado e de produção das obras. Nosso desejo é que é o Smart Inspecs possa ser utilizado em canteiros de obra com abrangência nacional”, explica.

O projeto também faz parte do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Tecnologia das Construções (Getec), sob coordenação de Dayana Costa. Em sua fase inicial, em que foi elaborado o protótipo do Smart Inspecs, teve financiamento do edital Universal do CNPq-2018. Nesta etapa, o projeto envolveu pós-graduandos e professores do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Já a segunda fase foi de desenvolvimento do sistema e teve financiamento do Edital de Inovação para a Indústria, ciclo 2019.2, na categoria Inovação Setorial e fomentado pelo Departamento Nacional do SESI. Atualmente, o projeto está sendo implementado, com realização de capacitação prática, em que se demonstra o uso dos drones da Smart Inspecs nas atividades de inspeção.