Unipampa – Discente surda de mestrado desenvolve Curso de Robótica em Libras

A discente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Cássia Michele Virginio da Silva, desenvolveu um Curso de Extensão de Robótica para surdos como um dos seus produtos do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Cássia defendeu sua dissertação em 25 de março, tendo como título: Experiência Colaborativa entre Professor Surdo, Intérprete e Professor Ouvinte no Planejamento de um Curso de Robótica para Estudantes Surdos. Orientada pela professora Amélia Rota Borges, a banca da dissertação contou com os professores Márcio Marques Martins da Unipampa, e Tatiana Lebedeff da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Cássia da Silva também possui Especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e atua como professora da área no Campus Caçapava do Sul da Unipampa. Ela ingressou no mestrado em Ensino de Ciências da Unipampa no ano de 2019, com o objetivo de pesquisar maneiras para auxiliar outros professores e estudantes. Além do curso de robótica, ela também desenvolveu mais dois produtos, um Sinalário sobre Robótica em Libras, e uma videoaula de orientações para o ensino de surdos.

Curso de Robótica em Libras

Durante o mestrado, Cássia junto de sua orientadora, identificou a necessidade de estudos sobre robótica educacional para surdos, tendo em vista o crescimento e as potencialidades dessa área. Para o desenvolvimento da pesquisa, ela montou uma equipe composta por um professor de Ciências com formação em Robótica, não fluente em Libras, um intérprete de Libras e um professor surdo, fluente em Libras. O objetivo era explorar os desafios para o desenvolvimento de um curso que envolvesse esses três profissionais. Através da sua investigação, Cássia desenvolveu uma metodologia de ensino sobre robótica para estudantes surdos com bons resultados.

A criação do Curso de Robótica demandou tempo e dedicação, tanto de Cássia como de sua orientadora e dos colaboradores. O planejamento e os encontros da equipe ocorreram via Google Meet. As principais dificuldades foram a escassez de sinais para termos específicos de robótica, e o pouco acesso anterior sobre o tema da robótica por parte de estudantes surdos. As aulas gravadas e editadas pela pesquisadora surda contam com tradução de voz e interpretação da intérprete de Libras.