A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assinou, na última segunda-feira, 9 de maio, um convênio com a universidade Sciences Po Rennes, da França. O novo convênio inclui relações em todas as áreas de atividade acadêmica e científica, por meio do intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes.
Mediante o convênio, as universidades concordam em facilitar outras formas de cooperação, como a participação mútua em colóquios, projetos de pesquisa e ensino e escolas de verão organizadas por uma das instituições. Os programas de intercâmbio estudantil se baseiam no princípio da reciprocidade, cada instituição poderá enviar até dois estudantes por semestre.
A codiretora de relações internacionais da Sciences Po Rennes, Emilie Gaillard, esteve na UFSC para a assinatura do convênio junto ao reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Participaram da reunião para formalização da parceria o secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, e a pró-reitora de Pós-Graduação, Cristiane Derani. Derani será a docente responsável pelo convênio na UFSC, que será também gerido pela Sinter.
“É um excelente programa, em uma universidade prestigiada, com um diferencial de permitir que o estudante escolha participar da formação em inglês ou em francês, em dois campi, em Rennes e em Caen”, salientou o reitor Ubaldo. A Sciences Po Rennes é um instituto de estudos em Ciência Política e, no campus de Rennes, especializa-se em questões políticas, econômicas e sociais da Europa e do mundo globalizado. Já no campus de Caen, os estudos são focados em questões de transições, perspectivas ambientais e de territórios, bem como direito ambiental.
Segundo Emilie Gaillard, a parceria com a UFSC fortalece as estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para a humanidade. “O estudo no exterior é algo que sabemos oferecer uma ampla visão aos estudantes sobre o mundo, sobre seus estudos. Por isso, a Sciences Po Rennes tem em seu currículo a exigência para que os nossos alunos tenham um ano de experiência no exterior. Por meio de parcerias como esta com a UFSC, esperamos enriquecer seus currículos, e trazer o mesmo benefício para os estudantes brasileiros, que poderão ter uma experiência em uma instituição que é muito prestigiada e que valoriza a pluridisciplinaridade na educação”, salientou
O convênio tem validade de cinco anos, prorrogáveis.