UFMT promove encontro nacional para intérpretes de Libras

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Nai) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove nos dias 03 e 04 de Outubro o 2° Encontro Nacional de Formação dos Tradutores Intérpretes de Libras (ENFOTILS). O evento busca promover a capacitação e interação entre profissionais de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e está com inscrições abertas a partir de formulário eletrônico disponível no site do evento.

O encontro traz palestras, oficinas e apresentações de trabalhos que envolvem diferentes temáticas relacionadas à comunidade surda. O coordenador do Nai, Túlio Adriano Alves Gontijo, explica que o ENFOTILS foi criado em 2017 e agora conta com parcerias envolvendo o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Centro Universitário Várzea Grande (Univag). “Por conta da pandemia ele não aconteceu em 2020 e agora está acontecendo em uma roupagem um pouco mais estruturada. Em 2017 foi realizado somente pela UFMT e agora em 2022 é uma parceria entre a UFMT, IFMT e Univag”, relata.

Os destaques da programação são os dois principais palestrantes. Nas palestras estarão presentes os professores Wharlley Martins dos Santos e Guilherme Lourenço com as palestras “Possibilidades de sobreviver a uma interpretação no par Libras-Português” e “A interpretação-voz de conferências sinalizadas: da prática à pesquisa”, respectivamente. “São professores e pesquisadores da área da tradução”, ressalta Túlio Adriano Alves Gontijo.

Evento conta com oficinas para aperfeiçoamento

O coordenador do Nai explica que o evento é gratuito e o acesso às oficinas é realizado de maneira separada do encontro. “O evento é gratuito. Quem tiver interesse em fazer as oficinas precisa entrar no site do evento e clicar no link para ser direcionado para uma página para fazer a compra das oficinas. Cada oficina custa R$ 35 e a pessoa pode realizar uma oficina na segunda e outra na terça-feira”, pontua Túlio Adriano Alves Gontijo. Há oficinas como “Relação de pais surdos e filhos (CODA): Aspecto teórico e prático” e “Como se preparar para uma tarefa de interpretação-voz”.

Para apresentações de trabalho, as pessoas interessadas precisam estar atentas ao prazo para inscrição. “Quem for apresentar trabalho tem até o dia cinco de setembro para enviar trabalhos que serão avaliados pela comissão científica que enviará a carta de aceite”, explica o coordenador do Nai. A coordenação do evento também está mobilizada para apoiar inscritos que precisem de carta convite para justificar ausência no trabalho ou votar em trânsito.

“Para a carta convite para liberação o participante precisa enviar um e-mail para o endereço descrito no site para a comissão organizar uma carta de convite para liberação destes participantes em suas instituições e também para solicitar a votação em trânsito”, disse Túlio Adriano Alves Gontijo, acrescentando que a Nai responde em até 48 horas com a carta de convite.