UFSB promove curso superior em tecnologia em produção de cacau e chocolate

O primeiro edital de seleção de estudantes para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) encerrou sua fase de inscrições na sexta-feira, 24. Conforme o Edital nº 05/2023, são oferecidas 25 vagas do novo curso no âmbito do Programa Itinerário Contínuo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para os concluintes do curso Técnico em Agroindústria: Produção de Cacau, Chocolate e Derivados, oferecido no CEEE Nelson Schaun, em Ilhéus. A previsão é de que as 25 vagas restantes do CST em Produção de Cacau e Chocolate sejam oferecidas em breve para o público em geral em um outro edital, a ser publicado pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) da UFSB.

O que é o CST em Produção de Cacau e Chocolate?

A cadeia produtiva do cacau requer uma renovação extensa, em termos de sistemas de produção inovadores, manejo adequado, mecanização, uso de clones produtivos e tolerantes a doenças, manejo dos cacaueiros com podas adequadas, manutenção de níveis adequados de fertilidade do solo, dentre outras tecnologias para produção de amêndoas e chocolates de qualidade.

A UFSB vai ao encontro dessa necessidade de profissionais com a oferta do CST em Tecnologia do Cacau e do Chocolate vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

Com isso, dentre as competências que o tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate deve desenvolver durante o curso, estão a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau.

O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.

Veja mais detalhes nesta notícia sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate.

Requisitos

A seleção de estudantes será feita exclusivamente pelas notas do Enem dos últimos quatro anos. A nota a ser considerada para efeito de classificação neste processo seletivo será a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento da prova do Enem mais a nota obtida na redação. Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do ENEM entre os anos de 2019 a 2022, a nota final mais alta em que o/a candidato/a não tenha zerado a redação será a usada para fins de seleção e classificação.

Quem se inscrever e for selecionado/a deve também comprovar a conclusão do curso técnico em Agroindústria no momento da matrícula no CST em Produção de Cacau e Chocolate. Outras exigências são explicadas no edital, em especial a documentação solicitada para inscritos/as em vagas de políticas afirmativas (cotas). É preciso atenção para os anexos ao edital, que vão detalhar requisitos documentais para as diferentes cotas na conclusão da matrícula.