UFU realiza III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas

Há quatro anos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reuniu pesquisadores e jornalistas no I Comunica Ciência para debater os caminhos para a divulgação e o jornalismo científico. No ano seguinte, nos encontramos novamente no II Comunica Ciência para discutir como as pesquisas transformam a sociedade. Começamos 2020 planejando o terceiro encontro; foi quando tudo parou, ou se transformou. Os encontros tiveram que ficar para depois.

Agora, chegou a hora do reencontro. “Onde está a ciência hoje?” Essa é a pergunta norteadora do III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas, que a UFU promove nos dias 11 e 12 de abril de 2023, em Uberlândia (MG).

O III Comunica Ciência é organizado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), com apoio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da ComTec Administradora de Terminais e do Canal Futura, vinculado à Fundação Roberto Marinho.

Todas as atividades do primeiro dia acontecem no Anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica. Às 8h começa o credenciamento e, a partir das 8h30, teremos a abertura, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, e de gestores e servidores da UFU: o reitor, Valder Steffen Junior; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; a diretora de Comunicação Social, Renata Neiva; e a jornalista Diélen Borges, da Divisão de Divulgação Científica.

Em seguida, às 9h15, teremos o debate sobre “Onde está a ciência hoje?”, com Ricardo Galvão, que também é pesquisador e professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP); o jornalista Bernardo Esteves, que é repórter da revista Piauí, apresentador do podcast A Terra é redonda (mesmo) e professor no curso de especialização em comunicação pública da ciência Amerek, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e com a jornalista e pesquisadora Thaiane Moreira de Oliveira, que é superintendente de Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e primeira comunicóloga a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O debate será conduzido pelos jornalistas Naiara Ashaia e Túlio Daniel, da UFU.

À tarde, a programação continua, às 14h, com a roda de conversa “Conheça a RedeIFES e como as universidades federais podem fomentar a comunicação pública”. Participam a jornalista e diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Maíra Bittencourt; a coordenadora do Cogecom/Sudeste, Fábia Pereira Lima; o jornalista e vice-diretor do Cogecom, Ivanei Salgado; o publicitário e diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto; e o jornalista Leonne Gabriel, do Canal Futura. A mediadora será Renata Neiva, que também é jornalista e doutora em Educação.

No segundo dia, sairemos da universidade para apresentar as pesquisas à sociedade. A mostra “A ciência está aqui” acontecerá das 9h às 16h, no piso superior do Terminal Central, principal terminal urbano de transporte coletivo de Uberlândia, no centro da cidade, onde circulam aproximadamente 35 mil pessoas por dia. Os pesquisadores da UFU e de outras instituições estão convidados a inscreverem seus trabalhos na mostra.

As inscrições para apresentar trabalhos devem ser feitas até 18 de março e para ouvintes até 8 de abril. Todas as modalidades são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. O público-alvo são profissionais e estudantes de comunicação e pesquisadores de todas as áreas e níveis.

Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos na mostra “A ciência está aqui” devem enviar o resumo explicando a pesquisa em linguagem acessível a públicos não especializados e descrevendo quais estratégias serão utilizadas para fazer a divulgação científica. Mais informações estão disponíveis abaixo.

Para assistir à mostra, não é preciso fazer inscrição. Toda a população está convidada!