Cograd discute mobilidade, ingresso, acesso e investimentos na graduação em reunião na Andifes

O Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (Cograd) reuniu-se nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Andifes, em Brasília, para debater temáticas como educação híbrida, Base Nacional Curricular Comum, formação de professores, investimentos na graduação, ingresso e acesso às universidades e a mobilidade virtual e intermunicipal entre estudantes dentro do sistema federal universitário brasileiro.

Esta é a segunda reunião ordinária do Cograd em 2023. A primeira, realizada no final de fevereiro, recebeu convidados do Conselho Nacional de Educação, e do Ministério da Educação, com representantes do Inep, da Sesu e Difes.

Na reunião de abril, o foco foi realizar uma reflexão com os pró-reitores de graduação para estruturar as ações e programas que serão desenvolvidos neste ano. Entre estas ações, uma das principais foi a ampliação do Promover Andifes, o Programa de Mobilidade em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior que visa oportunizar mobilidade de estudantes entre instituições federais por meio de vagas em disciplinas ofertadas, conforme detalha o coordenador nacional do Cograd, Jerônimo Tybusch.

“O Promover foi uma estratégia e uma alternativa que surgiu no período pandêmico para conseguirmos ter um intercâmbio em mobilidade virtual, com foco não só em um curso, mas em componentes curriculares. Hoje, temos uma plataforma e todas as disciplinas da modalidade a distância podem ser inseridas dentro da estrutura do Promover, permitindo esse intercâmbio, com alunos de diversas IFES. Estamos estudando a perspectiva de adaptar a plataforma para também trabalhar com a modalidade presencial”, afirmou Tybusch.

A formação de professores foi outro tema central da reunião. “O Cograd se preocupa, desde sua fundação, com a formação de professores, tanto a formação inicial e continuada de professores, vinculada à educação básica e, também, a formação de docentes para o ensino superior. Neste sentido, pretendemos fazer uma coleta de dados bastante intensa com as IFES para criação de um grupo de trabalho específico objetivando potencializar ações e, talvez, um programa da Andifes para formação docente, de forma que possamos auxiliar e propor modelos e alternativas neste sentido”, detalhou o coordenador do Cograd.

Dentre os encaminhamentos da reunião, estão a formação de grupos de trabalho que irão elaborar relatórios a serem encaminhados à direção executiva da Andifes sobre cada um dos temas trabalhados. O Cograd volta a se reunir de 15 a 17 de junho, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.