Dirigentes das instituições públicas de ensino superior gaúchas formalizaram, na tarde desta segunda-feira, 5, a criação do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). A atividade ocorreu em Pelotas, no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que sediou a primeira reunião do grupo.
A UFRGS integra o Foripes-RS junto com outras cinco universidades federais, uma universidade estadual e três institutos federais do estado: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A criação do Fórum é a formalização de um canal de diálogo de reitores e reitoras das instituições, que vinham se reunindo informalmente para a discussão de temas sensíveis às universidades e aos institutos nos últimos anos, como os cortes orçamentários, os ataques à reputação das instituições e as estratégias de valorização de tais instituições junto à sociedade. O grupo também tem a pretensão de utilizar o Fórum para aumentar a atuação das instituições superiores gaúchas em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa, ocupando espaços e buscando oportunidades para as entidades representadas. Outra frente de trabalho pensada pelo grupo é a de aproximação entre as instituições para aproveitamento de recursos e para integração de programas e projetos acadêmicos.
Ficou definida já nesta reunião a Presidência do Foripes-RS, que será ocupada pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, tendo por vice-presidente Júlio Heck, dirigente do IFRS. Entre as primeiras ações que serão encabeçadas pelo grupo está a busca de alternativas para o combate à evasão de estudantes e para o preenchimento das vagas ociosas existentes nas instituições, cujos índices vêm aumentando nos últimos anos.
Para o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes, a “consolidação deste Fórum enseja a atuação conjunta das instituições em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, estreitando os laços de cooperação e nos unindo para demandas do ensino superior no Rio Grande do Sul”.
* Com informações da Coordenação de Comunicação Social da UFPel.