UFSB capacita estudantes para serem multiplicadores de conhecimento nas escolas

O Programa Jovem Doutor (PJD) já vem colhendo frutos no município de Itabuna. Iniciado através do Grupo de Pesquisa Educação Digital Interativa,

Movimento Integrador – Estação dos Saberes e Práticas

proposto pelo professor Chao Lung Wen, da Faculdade de Medicina da USP, em colaboração com a UFSB, o programa busca capacitar jovens estudantes em diferentes temas da área da saúde, por meio de uma linguagem simples e acessível de forma a promover maior difusão de conhecimentos, seguindo os eixos prioritários do Programa Saúde na Escola, para que atuem disseminando o conhecimento aprendido na sua comunidade.

Na UFSB, a primeira iniciativa de implementação do PJD ocorreu no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e seus resultados foram divulgados na Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, com o título “Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviço-comunidade na prevenção da contaminação por Covid-19”. Em decorrência da pandemia, o projeto não foi implementado nas escolas.

Agora, o programa foi iniciado no município de Itabuna e conta com quatro etapas:

1ª etapa: Articulação com a secretaria de saúde e de Educação de Itabuna
2ª etapa: Oficinas formativas
3ª etapa: Movimento integrador, com formação dos discentes da UFSB, formação de coordenadores pedagógicos e professores ACS e ACE e formação de estudantes – Etapa na qual a UFSB já se encontra.
4ª etapa: Implementação das estações de saberes e práticas nas escolas e formatura dos estudantes

No dia 15 de junho, os integrantes das Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA), composto professores, coordenadores pedagógicos, equipe muldisciplinar da Atenção Primária à Saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, irão avaliar a implementação das “Estações de Saberes e Práticas”, ocorridas no período de 15 a 24 de maio, e discutir a forma de compartilhamento nas unidades escolares dos temas estudados. Os estudantes que participarão desse processo formativo serão “multiplicadores” dos conhecimentos adquiridos.

Professoras Ita de Oliveira e Jane Guimarães apresentando o programa

“O município de Itabuna, assim como a maioria das cidades brasileiras, tem muitos problemas de infraestrutura, mobilidade urbana, urbanismo e o saneamento básico é um dos mais graves. Nesse contexto, os apoiadores da Secretaria Municipal da Educação, cientes que esses problemas, normalmente, agravam a saúde individual e coletiva dos munícipes, indicaram unidades escolares localizadas em comunidades não possuem asfaltamento nas ruas e não há rede esgotos, fatores de agravamento das situações de saúde local”, explica a professora Jane Mary Guimarães, uma das coordenadoras do projeto.

Nesse contexto, foram indicadas: Escola Municipal Lourival Oliveira Soares situada no Bairro de Ferradas, mais antigo da cidade e próxima ao Rio Cachoeira, zona norte, uma área propícia a inundações; Escola Municipal Flávio Simões José Costa no Bairro Califórnia, zona sul da cidade, cortado por um canal de macrodrenagem a céu aberto; Escola Municipal Eduardo Fonseca e Escola Heribaldo Dantas, ambas localizadas nos Bairros Fonseca e São Pedro respectivamente. Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, situada no Bairro São Roque, zona leste, embora seja uma rua asfaltada, a comunidade também apresenta um perfil epidemiológico que demanda de ações de educação em saúde.

O “Projeto Jovem Doutor – Promoção da Saúde, Ciência e Cidadania na Escola Pública Grapiúna” é coordenado por uma equipe constituída por professores do instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado da UFSB, sendo eles: Jane Mary Guimarães, Ita de Oliveira e Silva, Vanner Boere Souza e Antonio José Costa Cardoso. A equipe conta também com o apoio de cinco técnicos apoiadores/articuladores, sendo dois da Secretaria Municipal de Saúde e três da Secretaria Municipal de Educação do município de Itabuna. Além do auxílio e apoio do professor Chao Lung Wen e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFSB.

Texto originalmente publicado em UFSB