A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), através do magnífico Reitor Pro Tempore Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, e o Prof. Dr. Miguel Ángel Castro Arroyo, magnífico Reitor da Universidade de Sevilha (US) na Espanha, assinou convênio de intercâmbio acadêmico-científico e cultural.
Nos seus quinhentos anos de história, desde a sua fundação como Colégio de Santa María de Jesús no início do século XVI, a Universidade de Sevilha passou por diferentes etapas. Neles, há momentos como a crise do século XIX ou a Guerra Civil e posterior ditadura franquista, que se destacaram pela dificuldade do ensino. No entanto, são maiores os períodos positivos da US, em que tem conseguido posicionar-se como uma universidade de referência em todas as suas funções e enfrentar com sucesso a adaptação ao Espaço Europeu de Ensino Superior.
A US é uma das principais universidades espanholas, que possui mais de 69.800 alunos matriculados nas diversas modalidades de estudo oferecidas pela universidade. Para oferecer o melhor serviço a todos eles, a US conta com 32 centros universitários próprios e afiliados e 134 departamentos durante o ano letivo.
Para João Paulo, “A importância deste convênio de mobilidade acadêmica reside tanto no fato da Universidade de Sevilha ser uma das mais respeitadas instituições no marco europeu de ensino superior, quanto permitir que toda comunidade acadêmica da UFDPar possa realizar sua mobilidade acadêmica, científica e cultural, sem custos de taxas acadêmicas, podendo usar toda estrutura da IES espanhola.”
Para mais informações sobre a Universidade de Sevilha, acesse aqui!
Texto originalmente publicado em UFDPAR