UFMG – Curso vai capacitar estudantes para produzir conteúdo audiovisual em divulgação científica

O Centro de Comunicação (Cedecom) abriu inscrições para o curso de extensão Capacitação em audiovisual de divulgação científica, destinado a estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação vinculados à UFMG.  Até 24 de agosto, os interessados devem realizar a inscrição, gratuita, por meio do endereço eletrônico capacitacaodc@gmail.com, anexando a documentação exigida no edital.

Serão ofertadas 15 vagas para estudantes de todas as áreas de conhecimento, com reserva de três vagas para alunos com deficiência e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), prioritariamente nos níveis I, II e III.

“O audiovisual tem sido uma das linguagens contemporâneas mais utilizadas pelas pessoas para se comunicar, especialmente nas redes sociais, inclusive para divulgação de pesquisas científicas e projetos de extensão. Essa capacitação é, pois, uma forma de contribuir para democratizar o conhecimento produzido na Universidade”, observa a idealizadora do curso, a jornalista Luciana Julião, servidora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

Luciana Julião conta que a primeira edição do curso é resultado de uma junção de demandas, originariamente da Diretoria de Divulgação Científica (DDC), em 2021, e acabou se transformando em seu próprio projeto de conclusão do curso de Especialização em Divulgação Científica (Amerek). “Agora, como resposta do Cedecom à demanda da DDC, o curso ganhou vida própria, com apoio da própria DDC, do Amerek, do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Pró-reitoria de Extensão”, relata.

A jornalista, que coordena o Núcleo de Redes Sociais do Cedecom, argumenta que a divulgação científica tem crescido no mundo inteiro e, no Brasil, principalmente a partir dos anos 2000, ganhou maior peso com a criação de políticas públicas específicas e atividades como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a aba na Plataforma Lattes para as ações de divulgação da ciência.

Na UFMG, a área foi impulsionada pela criação da Rede de Museus, da DDC, da Rede de Divulgação Científica, da Formação Transversal em Divulgação Científica, do curso de Especialização Amerek e pela aprovação de uma política institucional em 2021. “Isso tudo mostra que a divulgação da ciência deixou de ser uma atividade esporádica na UFMG e se tornou uma necessidade para dar publicidade ao que aqui é produzido e como resposta aos cortes orçamentários sofridos”, justifica Luciana Julião.

Atividades assíncronas e presenciais
O curso terá dois módulos: no primeiro, com oito aulas assíncronas, os alunos serão apresentados aos conceitos introdutórios da divulgação científica e discutirão o papel do audiovisual na comunicação contemporânea, inclusive na perspectiva da acessibilidade. Eles também vão aprender a escrever roteiros e a gravar e editar o material produzido. Esse módulo deverá ser realizado no período de 25 de setembro a 16 de outubro, quando os alunos deverão entregar o pré-projeto do vídeo a ser desenvolvido no segundo módulo.

Na segunda parte do curso (de 17 a 31 de outubro), os participantes terão três encontros individuais e presenciais com os tutores de roteiro, gravação e edição, para discussão dos seus projetos. Ao fim desse módulo, os cursistas terão cinco dias para entregar o vídeo.

“Os alunos vão produzir os vídeos com seus próprios celulares, sem a necessidade de equipamentos extras. Com isso, eles poderão, após o curso, dar continuidade às suas iniciativas de divulgação da ciência”, projeta Luciana.

Na fachada virtual
Uma possibilidade de divulgação dos vídeos produzidos pelos estudantes inscritos na Capacitação em audiovisual de divulgação é a mostra Visualiza UFMG, coordenada pela Diretoria de Divulgação Científica, da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O edital da mostra será publicado em breve, e as produções selecionadas serão exibidas na fachada virtual do Espaço do Conhecimento UFMG.

O objetivo é reunir vídeos curtos, sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão, em uma linguagem clara, rápida e atrativa para um público não especializado.