UFMS oferece aulas de teatro e danças urbanas para comunidade externa

As comunidades interna e externa são convidadas a participar das aulas de teatro e danças urbanas, ofertadas na Cidade Universitária.  Os candidatos podem se inscrever até o dia 15 de agosto por meio deste endereço eletrônico. Após preencher o formulário será gerado um boleto referente à matricula, no valor de R$ 120,00. Não é cobrada mensalidade dos participantes.

A ação é promovida pela Pró-reitoria de Extensão, cultura e Esporte (Proece) por meio do Núcleo De Extensão em Artes Cênicas (NEX) da UFMS. Segundo Mariana Cavalcante, coreógrafa da Sinapse Cia de Dança Contemporânea da UFMS, a única exigência é que a pessoa interessada seja maior de idade e tenha disposição para participar efetivamente das aulas.

“Em outros projetos da Proece e pelo NEDeM, centenas de alunos já participaram de dança e de teatro. Agora o Núcleo de Extensão em Arte Cênicas da UFMS inaugura uma nova etapa para as artes cênicas ao aglutinar o trabalho entre as linguagens, com a proposta de além das aulas oferecer capacitações para a comunidade externa, entre outras iniciativas”, pontua a coreógrafa.

As aulas de danças urbanas abordam a cultura Hip Hop, marcadas por movimentos ágeis, balanceados e experimentais, proporcionando grande liberdade expressiva e criativa e serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 20h15 às 21h15. Já as aulas de teatro serão ofertadas às segunda e quartas das 18h às 19h. O projeto será dedicado à experimentação na metodologia dos jogos teatrais, pretende colaborar com a ampliação da visão de mundo, da criatividade e da imaginação com a expansão de repertório e da inteligência corporal; da percepção espacial.

Para o técnico em Assuntos Educacionais da Proece e professor de teatro, Cláudio Gabriel da Silva Conceição, as aulas contribuem com a formação cultural das pessoas e enriquecem o cenário artístico da UFMS, além, de dar a possibilidade de imaginar e ensaiar um outro mundo possível, outras formas de nos relacionarmos, com afeto, cuidado e senso crítico.

“Já somos uma Universidade bastante movimentada em produções artísticas, temos as aulas da escola de música, as aulas de dança do projeto Dança de Salão, e as aulas de Danças Urbanas e as de Teatro contribuem para todas as pessoas que quiserem ampliar o próprio repertório. O teatro é uma linguagem artística que nos permite lançar um olhar crítico para nossa própria cultura, nossos costumes e comportamentos”.

Ele ainda explica que é interessante pensar que as habilidades trabalhadas no teatro, como a corporalidade, expressividade, ampliação do senso espacial, são fundamentais tanto para quem pretender se inserir no mercado de trabalho tradicional, uma vez que serão desenvolvidas habilidades interpessoais importantes para o trato com as outras pessoas, como são competências fundamentais para estudantes de cursos de licenciatura.

Giovanna Moura Ribeiro Caetano é advogada egressa da UFMS e frequenta aulas de dança desde pequena. Quando veio fazer faculdade em Campo Grande não quis parar de fazer algo que tanto ama, e por isso começou a participar das aulas do NEDeM. “As aulas contribuem e muito na minha vida! Dançar envolve ter disciplina e nunca desistir, persistir até acertar, sobre conhecer o seu próprio corpo e seus limites, respeitar seu tempo. Todas essas coisas que aprendi com a dança levei para vida”, ressalta Giovanna.

A divulgação das pessoas matriculadas será no dia 18 de agosto. As aulas terão início no dia 21 de agosto e ocorrerão na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação Física.

Texto originalmente publicado em UFMS