UFCSPA inaugura o Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas

No ano de 2020, impulsionado pelo movimento de membros da comissão de Heteroidentificação, docentes, técnicos e estudantes do Coletivo de Estudantes Negro Raça foi criado o Grupo de Estudos Afro-brasileiros (GEAB) no interior do Núcleo de Inclusão e Diversidade da UFCSPA. Durante os três anos de atuação, o GEAB, desenvolveu diversas atividades no âmbito do ensino e da extensão, contribuindo para a efetivação das Políticas Afirmativas na UFCSPA.

Neste ano de 2023, acompanhando as iniciativas de outras instituições de ensino superior, o GEAB transforma-se em NEABI (Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas). O NEABI é um núcleo de natureza política, acadêmica, social e cultural, presente em diversas instituições públicas e privadas de ensino superior. É um setor propositivo, deliberativo e consultivo, se inserindo no âmbito da Política de Ações Afirmativas no Ensino Superior, desenvolvendo atividades voltadas aos estudos africanos, afro-brasileiros e indígenas. É formado por representantes da comunidade acadêmica e também por representantes da comunidade externa, em especial representantes dos movimentos negro, indígena e quilombola, além de representates de diversos órgãos que atuam no ambito da saúde com essas populações.

Toda a comunidade acadêmica da UFCSPA, a comunidade externa, movimentos sociais, lideranças, estudantes, profissionais da saúde e educação, estão convidados para o evento de Lançamento do NEABI UFCSPA. Dia 5 de setembro, das 17h às 19h, no Salão Nobre da UFCSPA.

Inscrições para o evento de lançamento pelo formulário: https://forms.gle/iwYaXHRKGrCbiZUF6

Acompanhe nas redes sociais: @neabi_ufcspa