CAPES participa de debate sobre formação de professores

Nesta terça-feira, 29 de agosto, aconteceu a quarta reunião do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Congrad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A CAPES participou do painel que deu enfoque a programas voltados para a educação básica. O debate durou dois dias e tratou, também, do acesso à educação superior e do fortalecimento do Sisu.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, falou sobre a inserção dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica dentro da formação de professores. A gestora também apresentou perspectivas futuras para as iniciativas, como a implementação do Pibid equidade e “garantir haver perenidade e financiamento para tornar o programa uma política de Estado”.

Outros assuntos tratados foram a importância do uso da avaliação, a demanda de dados pelos gestores dos Programas e a implementação de políticas de equidade. Bustamante, também, destacou o papel que instituições como a CAPES e o Ministério da Educação (MEC) têm na construção de redes que permitem políticas públicas melhor implementadas. O painel completo com a participação da CAPES pode ser visto no YouTube da Andifes.

Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Jerônimo Siqueira Tybusch, da Andifes, e Mercedes Bustamante, da CAPES (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Participantes da quarta reunião do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Congrad) da Andifes. (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)

Por CGCOM/CAPES

Texto originalmente publicado em Capes