Universidades usam escritório modelo para exercício prático e social

Universidades do ABC apostam em escritório modelo para auxiliar no aprendizado dos alunos de uma maneira mais prática, além de contribuir para que a população receba uma variedade de atendimentos de qualidade gratuitamente. Os escritórios nas faculdades da região incluem serviços de arquitetura, nutrição, psicologia, direito e outras áreas.

Na Fundação Santo André (FSA) a modalidade funciona há mais de cinco anos. Destaque para o Núcleo de Práticas Jurídicas, que atua como laboratório no cumprimento também da função social da Instituição, ao propiciar o aconselhamento, a orientação, a mediação e a conciliação à população hipossuficiente, mediante prestação de assistência jurídica gratuita à comunidade.

Ainda na FSA, o escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo faz história desde 2018. Visa o aperfeiçoamento do aluno, com exercício de ações práticas junto à sociedade na execução de projetos, planejamento urbano, paisagismo, sem fins lucrativos e sob coordenação de professores. Dois projetos do curso são feitos em parceria com a Prefeitura de Santo André, um deles é melhorar o entorno das unidades de saúde. O Termo de Cooperação foi assinado em setembro de 2022 e visa estudar equipamentos e propor adequações em itens, como iluminação, ruas e calçadas, para proporcionar melhor experiência aos munícipes.

Entorno do Centro Hospitalar 

Um exemplo envolveu o CHM (Centro Hospitalar Municipal), inaugurado em agosto e que teve a transformação do entorno do local, para dar uma sensação mais agradável aos acompanhantes dos pacientes de saúde. “Uma das suas características do curso e, com isso os projetos dos alunos, é olhar para o futuro, em perspectiva”, resume Enrique Staschower, coordenador do curso.

Outro projeto diz respeito ao cruzamento entre as ruas Carijós e Hortênsias. A proposta dos alunos, estagiários, tem sido transformar o entroncamento em um local amigável, capaz de atender carros, ônibus, caminhões, bicicletas e, sobretudo, os pedestres. “Procuramos estimular o local com cores e mobiliários de rua que dialoguem com quem passa pelo local, uma rua completa”, explica Staschower. O projeto, apresentado à Prefeitura em 2022, ficou em 3º lugar na trienal de Oslo, na Noruega. Atualmente aguarda análise orçamentária da Prefeitura na expectativa de ser implementado até dezembro.

“São ideias dos nossos alunos para tornar Santo André uma cidade mais saudável e inclusiva para todos já estão sendo debatidas e incluídas nos planos do município. Além disso, durante a pandemia realizamos uma série de trabalhos com a Prefeitura para a criação de hospitais de campanha, o que resultou em um outro trabalho para a implementação de um projeto na área de oncologia no Hospital Mário Covas”, destaca.

Psicologia

Há, ainda, a Clínica Escola de Psicologia, que oferece diversos serviços comunitários como psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos, orientação profissional e alinhamento de carreira. Desde 2015, a Clínica Escola de Psicologia presta atendimento psicológico especializado na área de triagem e avaliação psicológica para a comunidade escolar e para a população geral e, os atendimentos se intensificam a cada dia.

De acordo com a coordenadora da clínica, Juliana Martini, são cerca de mil atendimentos por mês, e o número só cresce. “O curso de Psicologia proporciona aos alunos o Estágio Supervisionado, com destaque para as atividades na Coepp (Centro de Orientação Educacional, Profissional e Psicológico), na área de Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos e orientação profissional. Além de auxiliar no ensino dos nosso alunos, o Coepp possibilita que moradores de Santo André e de municípios vizinhos também cuidem da sua saúde mental”, ressalta.

Para contatar o serviço da Clínica, basta entrar em contato por e-mail coepp@fsa.br, por telefone (11) 4979-3458 ou comparecer a sede do Coepp, situada em uma casa dentro do campus da FSA com acesso interno e com entrada externa pela rua Vicente de Carvalho, nº 142, de segunda à sexta das 8h às 16h.

Nutrição

Anna Caroline Pereira, professora, nutricionista e preceptora de estágio da Clínica Escola de Nutrição da Universidade São Judas, campus São Bernardo, desde agosto de 2022 a clínica oferece acompanhamento nutricional e suporte em diversos tratamentos e patologias para indivíduos de diferentes faixas-etária (lactantes, crianças, adultos e idosos). Além disso atua em quadros clínicos, como pacientes portadores de comorbidades, casos oncológicos, renais, cardiopatas, neuropatas, portadores de doenças gastrointestinais e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, pressão alta, dislipidemias e obesidade) e outras situações clínicas.

“Os atendimentos são realizados pelos alunos do 7º e do 8º semestre do curso de nutrição como parte do estágio obrigatório, todos os serviços são realizados pelos alunos e, eu como nutricionista supervisora, só dou o veredito final nos diagnósticos e nas recomendações, mas tudo é feito pelos alunos para que eles possam aprender na prática como um nutricionista trabalha”, afirma.

Anna diz ainda que cerca de 150 atendimentos são realizados semestralmente na clínica escola e os agendamentos pela população de qualquer município podem ser feitos por este link Os atendimentos gratuitos acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, com prioridade para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde. O endereço é avenida Pereira Barreto, 1479, 2º andar, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo.

Texto originalmente publicado em Repórter Diário