UFMS – Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços debate as fronteiras políticas

O 8º Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços será realizado no Câmpus do Pantanal, entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento bianual é promovido pelo Mestrado em Estudos Fronteiriços e propõe ampliar o conhecimento sobre as fronteiras políticas internacionais a partir do enfoque multidisciplinar. O encontro será realizado em Corumbá e reúne professores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação.

O coordenador geral do evento, Edgar Costa, explica que a fronteira é um espaço geográfico diferente e por isso requer atenção especial. “São bandas territoriais de dois ou mais países que conformam interações sociais, econômicas, políticas e culturais muito particulares de cada uma delas. Isso requer um olhar estratégico e atento a essas características, que somente os estudos e debates sobre a fronteira, como as produzidas neste Seminário, podem elucidar aos olhos da sociedade e das instituições”, afirma.

O Seminário Internacional traz discussões com temas contemporâneos para estimular o diálogo entre especialistas e o público. Durante o evento pesquisadores, profissionais e pós-graduandos estarão apresentando seus trabalhos. Além disso, ao final será realizado o lançamento de livros. O evento também contribui para a formação acadêmica dos participantes, pois reúne grandes nomes nos estudos de fronteira.

O encontro é organizado por pesquisadores de diferentes instituições como a UFMS, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados e Instituto de Estudios Internacionales (INTE) da Universidad Arturo Prat do Chile. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro. Mais informações podem ser conferidas na página do evento.

Por Raquel Alves

Texto originalmente publicado em UFMS