UFMT debate atuação profissional na pedagogia

Egressas buscam aproximar ambiente acadêmico do mercado de trabalho.

O curso de Pedagogia, do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza na sexta-feira (27) o evento “Formação e Atuação Profissional de Egressas do Curso de Pedagogia” com egressas do curso. Na oportunidade as participantes vão abordar as trajetórias desenvolvidas por ex-alunas a partir do curso de Pedagogia na academia e também no mercado de trabalho. Participam do evento as ex-alunas Eliani Viana, Amanda Cezário e Áurea Bueno.

De acordo com a professora Dejacy de Arruda Abreu, responsável pela organização do evento, a atividade faz parte das ações curriculares do curso de Pedagogia. “De fato, é mais do que um evento, é um processo formativo da e na Pedagogia dentro de um conjunto de componentes curriculares denominado de Projetos Integradores de Prática Docente. São 4 grandes projetos e esse evento, está dentro do componente curricular Projetos III que é do 3º Ano do Curso e nesse caso, do período vespertino”, relatou a professora.

Segundo a professora ações semelhantes estão em desenvolvimento através de visitas técnicas guiadas em locais como a Casa Silva Freire, Hospital Júlio Müller, SENAC/MT, Museu de Arte Sacra e posteriormente vivências no espaço de equoterapia da UFMT. “Professoras concursadas e em processo contínuo de formação, sua atuação como Pedagogas escritoras de livros dentro da área de Educação, suas trajetórias e contribuições nos espaços de atuação. Ter uma visão ampla da área de atuação da Pedagogia, conhecer a docência enquanto espaço tempo da sala de aula e muitos outros espaços não escolares onde a Pedagogia exerce o direito de atuar”, explica.

A professora Dejacy de Arruda Abreu destaca que o evento intenciona diálogos profícuos entre egressas e estudantes dentro de uma tarde formativa regada por um café com a Pedagogia. “Todas essas etapas vão constituindo um arcabouço de conhecimentos que consolidam e fortalecem uma etapa do processo de formação”, ressalta a docente, acrescentando a importância de trazer egressos para uma mesa de formação com janelas de visibilidade e fortalecimento do Ensino público superior.

A docente explica que projetos Integradores de Prática docente, prática de Ensino III tem por objetivo Integrar os conhecimentos teóricos e práticos estudados em todo o curso conforme cada etapa, com intencionalidade formativa de aproximar o acadêmico ao campo de trabalho do pedagogo. “Os licenciandos são inseridos em ambientes escolares e ou não escolares para tomar conhecimento das dinâmicas de funcionamento de vários espaços educativos, as formas de organização do tempo e do conhecimento”, pontua a professora Dejacy de Arruda Abreu.

Willian Gomes – Secomm UFMT