UFPR oferece apoio científico em municípios atingidos pelas chuvas

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da Universidade Federal do Paraná presta apoio aos municípios de União da Vitória, Porto União e São Mateus do Sul, atingidos pela cheia do Rio Iguaçu. As três cidades, que fazem divisa com Santa Catarina, estão entre as 25 que decretaram situação de emergência no Paraná.

Participaram da missão os professores Luís Gustavo, Marcelo Lamour, Bárbara Iatzaki e o coordenador do Cenacid, Renato Lima. A equipe avaliou a capacidade destrutiva da corrente, os impactos ambientais e os procedimentos de preparação.

Os cientistas da UFPR também utilizaram analisadores portáteis de parâmetros físico-químicos para avaliar as condições da água do rio. Todos os dados foram registrados no Sistemas de Informação Geográfica, pelo software VICON-desastres, utilizado pelo Cenacid. O VICON permite a montagem de um banco de dados geo-referenciado das informações obtidas, adaptado a cada missão e a cada situação.

Há cerca de duas semanas, moradores das três cidades tiveram que deixar suas casas em razão das inundações. Em União da Vitória, esta foi considerada a terceira maior enchente da história do município.

Fonte: UFPR