Durante a reunião do Conselho Pleno, realizada no último dia 14 de dezembro, em Brasília, os reitores e reitoras aprovaram a criação de uma nova comissão temática para tratar de pautas relativas aos direitos humanos e à inclusão.
As Comissões Temáticas da Andifes são colegiados de caráter permanente e consultivo, compostos por dirigentes e vice-dirigentes, destinados a assessorar o Conselho Pleno no atingimento de seus objetivos, nos termos do Estatuto da Associação.
Conforme tratado pelo Conselho Pleno, a nova comissão nasce a partir do desmembramento da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, com o objetivo de discutir pautas relativas à inclusão, assistência estudantil, direitos humanos e outras temáticas relacionadas.
De acordo com a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), a proposta dessa nova comissão reflete a necessidade de cuidar dos interesses, não só dos estudantes, mas de toda a comunidade acadêmica. “A gente tem que avançar na cultura da paz, que envolve não só estudantes, mas toda a comunidade. E essa nova comissão poderá se dedicar às políticas para mulheres, para idosos, para inclusão de gênero, raça, entre outros”, detalhou.
Os reitores e reitoras que irão compor a comissão serão definidos na próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes, previsto para a segunda quinzena de janeiro.