UFPel e CONAB firmam parceria para capacitar agricultores familiares do país no Mercado de Crédito de Carbono

Em uma reunião estratégica realizada no último dia 10 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), deu início a um projeto de capacitação para inserção da Agricultura Familiar no Mercado de Crédito de Carbono. A proposta visa capacitar agentes da CONAB, assim como membros de associações e cooperativas de agricultores familiares em todo o Brasil.

O objetivo geral do projeto é fortalecer e aprimorar a capacidade de acesso dos participantes aos Mercados de Créditos de Carbono, proporcionando melhorias na qualidade de vida tanto para os envolvidos quanto para suas comunidades. Ao término do projeto, espera-se que a CONAB tenha uma política de Crédito de Carbono definida e estruturada, com servidores capacitados, bem como os agricultores.

Ao longo dos três anos do projeto, serão capacitados 500 agentes, sendo 1/3 da CONAB e 2/3 de membros de associações e cooperativas de agricultores familiares. O programa abrange seis etapas cruciais:

  • Identificação de Associações e Cooperativas: Mapeamento por Estado da Federação, com diagnóstico detalhado nos territórios rurais.
  • Parcerias Governamentais e Civis: Estabelecimento de parcerias nas esferas federal, estadual e municipal, assim como com organizações da sociedade civil.
  • Desenvolvimento de Programas de Formação: Customização de programas para atender às necessidades de cada território.
    Centros de Qualificação: Estabelecimento de Centros de Qualificação em cada território para oferecer treinamentos práticos e acesso a recursos tecnológicos.
  • Execução da Capacitação: Foco em mercados de créditos de carbono, tecnologias sociais e inclusão digital.
    Monitoramento e Avaliação Participativos: Implementação de sistemas participativos de monitoramento, envolvendo as comunidades.

A coordenadora do projeto, Janaína Motta, destaca que a ideia é envolver alunos e professores de diferentes áreas da UFPel, proporcionando experiências em diversas realidades territoriais. “A parceria entre a UFPel e a CONAB visa levar conhecimento aos agricultores familiares, abrindo novas oportunidades para o setor. A expectativa é que o projeto promova não apenas a capacitação, mas também o fortalecimento das comunidades rurais no nicho mercadológico de créditos de carbono e ativos ambientais”, afirmou.

A iniciativa conta com parceria da Fundação Delfim Mendes da Silveira e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS). O encontro contou com a presença do diretor-executivo de Gestão de Pessoas da CONAB, Lenildo Dias de Morais, do superintendente de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos da CONAB, Marcelo Gayardi Ribeiro, representante do Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades), Ronaldo Oliveira, do diretor-presidente da Fundação Delfim Mendes da Silveira, Cesar Dalmolin Bergoli, e da gerente executiva da Fundação Delfim Mendes da Silveira, Cristiane Zandonotto. A UFPel foi representada pela reitora Isabela Andrade, pelo assessor Marco Aurélio Romeu Fernandes, e pela coordenadora do projeto, Janaina Motta.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social da UFPel.