Alexandre Brasil, novo titular da SESu, participa do Conselho Pleno da Andifes

Os reitores e reitoras das universidades federais brasileiras receberam o novo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, na abertura do Conselho Pleno da Andifes, na tarde da quarta-feira (21), na sede da entidade, em Brasília.

O secretário informou que, de imediato, haverá a recomposição dos valores reduzidos na Lei Orçamentária (LOA) aprovada pelo Congresso Nacional, na ordem de R$ 310 milhões, fazendo do orçamento para 2024 menor que o de 2023.

As reitoras e os reitores, no entanto, afirmaram que o valor garantido ainda é insuficiente e destacaram que, após estudos técnicos que consideram a difícil situação econômica do país, há a necessidade de acréscimo de, no mínimo, R$ 2,5 bilhões no orçamento do Tesouro aprovado pelo Congresso Nacional para o funcionamento das universidades federais em 2024. Esses recursos são imprescindíveis para custear, entre outras despesas, água, luz, limpeza e vigilância, e para garantir bolsas e auxílios aos estudantes.

Por fim, o secretário falou sobre o andamento do PAC que inclui obras das universidades federais e hospitais universitários, acrescentando que Governo deverá divulgar, em breve, um balanço dessas ações, e a proposta está em discussão e sob análise da Casa Civil e do próprio MEC.