Andifes discute fortalecimento das universidades federais, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade em seminário do MEC

A Andifes participa do II Seminário Nacional para o Fortalecimento das IFES: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira, 29, no auditório do Inep, em Brasília.

Como representante da entidade na mesa de abertura, o vice-presidente José Daniel Diniz Melo (UFRN) destacou o papel das universidades e institutos federais e acrescentou que essas instituições produzem a maior parte da pesquisa científica no Brasil. “Os temas desse evento têm muita semelhança com a pauta traçada pela Andifes para as universidades federais este ano, envolvendo desenvolvimento inclusivo, sustentabilidade e inovação”, detalhou.

Além do vice-presidente da Andifes, a mesa de abertura foi composta por Alexandre Brasil, titular da SESu; Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do MDIC; Carina Vitral Costa, assessora da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria-Executiva do MF; e Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI.

Ao comentar sobre o tema do combate à fome, com sustentabilidade ambiental, adotado pela Andifes para nortear ações ao longo de 2024, o reitor destacou que a pauta está alinhada com o projeto do Governo Federal. “Poder discutir isso, trocar ideais e traçar metas de trabalho aqui será muito importante”, acrescentou.

O reitor considerou relevante avançar no debate sobre inovação, sobretudo no que diz respeito ao processo de transferência tecnológica, para que o conhecimento produzido pelas instituições possa, efetivamente, chegar à sociedade.

Participam também os reitores Custódio Almeida (UFC), Marcelo Turine (UFMS), Isabela Andrade (UFPel) e Jacques Miranda (UFOB), e vice-reitor Fábio Passos (UFF).

Agenda interministerial

O titular da SESu, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, falou sobre a contribuição das universidades federais para o Brasil e informou sobre o lançamento, no decorrer do seminário, de uma agenda interministerial voltada para inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, sob a coordenação do MEC. O projeto prevê reunir reitores e gestores das universidades e institutos federais, além de servidores e colaboradores de ministérios parceiros.  Segundo o ministro, a proposta envolverá as Pastas da Fazenda, MDIC, MCTI, Ministério do Meio Ambiente, além da Advocacia Geral da União (AGU).

O evento foi transmitido pelo Youtube do MEC.