Andifes prestigia cerimônia para anúncio de 100 novos institutos federais

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), participou da cerimônia de anúncio dos 100 novos institutos federais de educação superior, realizada pelo Governo Federal, na manhã dessa terça-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília.

A solenidade teve participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, da presidente da Capes, Denise Carvalho. Também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto de Andrade Medronho, e o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, além de outras autoridades.

Segundo o ministro Camilo Santana, serão investidos R$ 2,5 bilhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa do Governo Federal é criar 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Conforme o MEC, o Novo PAC prevê, ainda, investimentos de R$ 1,4 bilhão para obras em institutos existentes, como a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

O presidente Lula reiterou que “dinheiro aplicado na educação é investimento”, reforçando o pleito das entidades acadêmicas e de ciência, tecnologia e inovação.

“Está proibido, em meu Governo, dizer que dinheiro para educação é gasto. Dinheiro na educação é o mais importante investimento que um país pode fazer. O que é gasto é dinheiro em cadeia, gastar fortuna para combater droga, contrabando, o crime organizado. Isso é gasto”, disse.

O Ministério da Educação informou que os novos campi devem atender regiões que ainda não possuem unidades ou que possuem baixo número de matrículas em cursos técnicos de nível médio em relação à população da região.