Andifes participa da cerimônia de abertura da CRES+5 em Brasília

Reitoras e reitores das universidades federais participaram da abertura da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES+5), realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), afirmou que o evento é uma oportunidade para se discutir as prioridades para educação superior e lembrou a relevância da atuação da Andifes nas discussões, no âmbito da CRES, desde a primeira edição, em 2018.

A abertura da conferência teve a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra da ministra da Pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, entre outras autoridades.

Ao afirmar a importância da autonomia, o ministro Camilo Santana destacou o papel central das universidades federais na defesa da democracia. “Mais do que isso, [a CRES+5] reafirma o papel das universidades e dos institutos para o progresso da ciência e para o desenvolvimento social e economicamente sustentável do nosso continente”, disse o ministro que estimou, para o evento, um público acima 1,5 mil pessoas de cerca de 20 países.

Ainda na abertura da conferência, o titular do MEC anunciou dois programas para o ensino superior, por intermédio da CAPES. Uma iniciativa prevê a associação regional de universidades do Grupo Montevidéu, que reúne membros de seis países do Cone Sul. Outra medida será o financiamento de 500 bolsas para estudantes de mestrado e de doutorado da América Latina e Caribe, para “estágios formais” em instituições brasileiras.

Veja a programação completa.

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações, profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior na região latino-americana.

Entre as atividades preparatórias para reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fotos: Luís Fortes/MEC