Andifes presidirá Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior no biênio 2024-2025

O grupo Enlaces é um organismo que reúne várias redes em busca de fortalecer a educação superior na América Latina e Caribe; é um dos apoiadores da CRES+5 que, este ano, está sendo realizada em Brasília.

A Andifes assumirá a presidência do grupo Enlaces – o Espaço Latino-americano e Caribenho de Educação Superior – no biênio 2024-2025, a partir de maio, próximo. A decisão foi aprovada em reunião dos membros realizada na tarde de segunda-feira, 11 de março, na sede da Andifes, em Brasília. A posse será em maio, no decorrer da terceira conferência do Enlaces, em San Luis, na Argentina.

 

A presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, reitora Sandra Regina Goulart (UFMG), considerou a decisão extremamente positiva, lembrando que a entidade é uma das criadoras do Enlaces e que participa ativamente das discussões desde o início do grupo.

Segundo a reitora, o Enlaces é um organismo que reúne várias redes em busca de fortalecer a educação superior da América Latina e do Caribe, além de ser um dos apoiadores da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES+5), que se realiza nesta semana em Brasília, entre os dias 12 e 15.

A reitora considerou, ainda, de extrema importância o papel da CRES+5 pelo fato de estabelecer os parâmetros para educação superior para América Latina e Caribe. “Nós reforçamos que a educação superior é um bem de todos, é um bem público e social, um direito a todas às pessoas e um dever do Estado. Isso precisa ser fortalecido”, declarou.

Segundo a reitora, a carta da CRES 2018 precisa ser atualizada abordando como tema principal “o futuro da educação superior”. “A região precisa fortalecer as suas políticas e suas instituições de educação superior”, defendeu.

Na observação da reitora da UFMG, a realização da CRES+5 no Brasil sinaliza, para região, que o País está comprometido em pensar o futuro da educação superior. “Também sinaliza a importância da educação superior para o desenvolvimento social e econômico de nosso País, sinaliza ainda uma reflexão aprofundada sobre o papel das políticas públicas para esse segmento”.