CGTIC apresenta proposta para unificar dados das universidades federais

Em reunião na sede da Andifes, o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), órgão assessor da entidade, apresentou uma proposta que prevê unificar os dados das universidades federais no portal do Ministério da Educação (MEC).

Reunião do CGTIC na sede da Andifes, em Brasília

Na reunião do CGTIC, realizada na última quarta-feira, 13 de março, o coordenador do CGTIC, Andrés Menéndez, propôs a unificação de todos os dados das universidades, como andamento de obras e quantidade de bolsas e de editais, por exemplo. A proposta prevê atender a uma demanda do MEC que quer otimizar o acesso a dados disponíveis hoje no sistema do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD). Menéndez esclareceu que a adesão ao novo sistema ocorreria de acordo com o interesse de cada universidade.

A proposta do CGTIC prevê consolidar todos os dados no portal do MEC que, por sua vez, poderia disponibilizar o acesso em tempo real. “Esse seria um avanço significativo para as universidades federais”, analisou o coordenador do CGTIC.

A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Mara Francisco, considerou a proposta positiva. Representando a Secretaria de Educação Superior (SESu), a diretora se colocou à disposição para tentar viabilizar recursos com outros ministérios para que a proposta avance e seja colocada em prática.

Reunião do CGTIC na sede da Andifes, em Brasília

A reunião do CGTIC discutiu, ainda, a proposta de digitalização de diplomas para estudantes de pós-graduação. O Colégio pediu para participar do grupo de trabalho que estuda e regulamenta esse tema. “Pedimos a nossa participação e ficaram de avaliar para nos dar um retorno”, acrescentou.

Além de outras pautas, abordadas na reunião, O CGTIC apresentou um balanço do Colégio e falou sobre os preparativos para o Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) de 2024, a se realizar em São Paulo. O colégio discutiu mudanças no processo de regulamentação dos colégios e de fóruns e suas respectivas implicações no âmbito do CGTIC, que terá eleição de diretoria em junho.