Andifes anuncia vencedores do Prêmio de Jornalismo 2023

José Amorim Neto e Paulo Oliveira da Silva são os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo de 2023, nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. Essa é a 23ª edição do projeto da entidade criado para valorizar a produção de conteúdo jornalístico sobre ensino superior e educação básica, estimulando o debate e reforçando a importância da educação para o desenvolvimento e futuro do país.

A reportagem assinada por José Amorim Neto, sob o título “Pesquisadores da expedição científica analisam redução de peixes no Rio São Francisco”, assinada juntamente com Aldo Correia, foi veiculada na 2ª Edição da TV Gazeta de Alagoas, filiada à TV Globo.

A reportagem mostra que, no decorrer de 10 dias de expedição, o grupo de pesquisadores de universidades públicas analisou a situação de várias espécies de peixes nativos do Rio São Francisco e realizou um estudo em que apresenta propostas para evitar a extinção desses animais aquáticos e garantir o sustento dos povos ribeirinhos moradores da região. Também fazem parte da equipe da reportagem Paulo Lima (produção) e Claudio Dutra e Yuri Pacheco (edição).

Trajetória profissional

O jornalista José Amorim Neto é diretor do Núcleo Globo na TV Gazeta de Alagoas desde de 2013. Natural de Senhor do Bonfim, Bahia, o jornalista é formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalhou em outras afiliadas da rede no Nordeste.

Educação básica

Já na categoria educação básica, a reportagem de Paulo Oliveira da Silva, intitulada “Série: A militarização das escolas na Bahia”, também assinada por Linda Gomes e divulgada no portal Meus Sertões, mostra o início do processo de implementação da militarização nas escolas baianas, em 2018, na cidade de Campo Formoso, interior do estado, por um governo petista, antes mesmo de o presidente Jair Bolsonaro implementar projeto semelhante em âmbito nacional. A partir de entrevistas com militares, diretores, professores, disciplinadores, prefeitos, pais, alunos e especialistas em violência nas escolas e militarização, entre outros, o texto revelou um método baseado em restrição à liberdade de expressão e de argumentos em defesa da metodologia e filosofia militar.

Trajetória profissional

O jornalista baiano Paulo Oliveira da Silva, carioca, radicado na Bahia há 18 anos, é editor, professor e consultor autônomo. Formado em Jornalismo no Centro Unificado Profissional/Faculdade da Cidade e pós-graduado em Comunicação na Universidade Cândido Mendes, coordenou o curso de trainees no jornal A Tarde, sediado em Salvador.

Sobre o Prêmio Andifes de Jornalismo

Criado em 1999, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, há mais de duas décadas, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para a educação no Brasil.

Parabéns aos vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2023!