UFMS – Inscrições abertas em cursos de idioma gratuitos para estudantes e servidores

A Rede Idioma sem Fronteiras (Rede IsF), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), está com as inscrições abertas para cursos gratuitos em seis idiomas até o dia 28 de março. A oferta coletiva é destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da Universidade e para a todas as comunidades das instituições vinculadas à Rede IsF.

São 2.875 vagas distribuídas entre os cursos de alemão, espanhol, francês, italiano, inglês e japonês. Serão oferecidas mais de 110 turmas de diferentes níveis de aproveitamento, com foco no desenvolvimento de habilidade linguísticas para internacionalização, como a aplicação do idioma para fins acadêmicos, para interação no cotidiano ou para estreitar relações, por exemplo. As aulas serão on-line, com duração de um mês ou de dois meses, a depender da carga horária escolhida.

De acordo com a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação, Lucilene Machado Garcia Arf, o aprendizado de uma nova língua auxilia os estudantes e professores em âmbitos da vida pessoal e profissional, assim como coloca as universidades em posições de destaque e excelência.

“Aprender outras línguas facilita a comunicação entre estudantes, docentes e funcionários de diferentes nacionalidades, o que permite uma melhor troca de informações, colaboração em projetos e maior integração no ambiente acadêmico. Do mesmo modo, ao oferecer um ambiente multilíngue, as universidades tornam-se mais atraentes para estudantes estrangeiros, aumentando a diversidade cultural e proporcionando oportunidades de aprendizagem intercultural”, afirma a secretária.

A Andifes orienta que os interessados consultem o Quadro de Vagas, disponibilizado publicamente, para conferir quais turmas ainda possuem vagas, quantas pessoas já estão na lista de espera e quais os horários de cada aula. O edital completo, com os formulários de inscrição para cada idioma, está disponível na página da Rede Andifes IsF.

Fonte: UFMS